A Microsoft anunciou no domingo (7) que os serviços da plataforma em nuvem Azure voltaram à normalidade. A instabilidade começou no sábado (6), quando cabos submarinos no Mar Vermelho foram danificados, afetando usuários no Oriente Médio e gerando aumento de latência no tráfego de dados.
A falha foi contornada na noite de sábado, após a empresa redirecionar o fluxo de dados por outras rotas. Embora o problema imediato tenha sido resolvido, a companhia alertou que a recuperação completa pode levar tempo, já que cabos submarinos exigem reparos complexos. Segundo a Microsoft, equipes continuarão “monitorando, rebalanceando e otimizando a rota para reduzir o impacto nos consumidores”.
O que aconteceu com os cabos submarinos
Os cabos submarinos são estruturas fundamentais para a transferência de dados entre continentes. Eles podem ser danificados por causas diversas, como acidentes com âncoras de embarcações. A Microsoft não revelou a origem do corte no Mar Vermelho.
Apesar do Azure ter sido um dos serviços mais afetados, a NetBlocks reportou que a falha em cabos submarinos também degradou a conexão com a internet em vários países, incluindo Índia e Paquistão. No Brasil, não houve impacto registrado, mas a conectividade local também depende dessas infraestruturas internacionais.
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