O Microsoft Edge está testando uma função que permite ao usuário controlar o uso de memória RAM por ele. A novidade foi encontrada pelo usuário do X, Leopeva64.
A novidade foi encontrada na versão de teste mais recente do Edge, o Edge Canary, supondo que a liberação oficial do recurso possa acontecer em breve.
Leia mais:
Como instalar um tema do Chrome no Microsoft EdgeComo ativar o recurso de guias inativas do Microsoft EdgeMicrosoft Edge estaria pegando dados do Google Chrome sem permissão
Controle da memória RAM no Edge
Nas capturas de telas mostradas acima, vemos duas opções de controle de uso da RAM:Durante jogos, onde você deverá limitar o uso da RAM pelo navegador enquanto estiver jogando;Sempre, para controlá-lo a qualquer momento;Além disso, acessível pelo menu em formato de coração, vemos o nível de uso da RAM em tempo real na janela “Conceitos básicos do navegador”.
Segundo o XDA Developers, o recurso é integrante da estratégia de implementação controlada da Microsoft.
Caso você participe do programa de desenvolvedores, o Edge Insider, e tem o Canary mais recente, pode ver se a novidade está disponível em Configurações > Sistema e desempenho > Detector de desempenho.
Microsoft tem artimanhas para fazer você usar o Edge; saiba quais
Não é de hoje que o Microsoft Edge duela com o Google Chrome e o Mozilla Firefox no mesmo nível. Já há alguns anos, o navegador passou a ser baseado no Chromium e abastecido com inteligência artificial (IA), o que o deixou muito mais leve, intuitivo e funcional.
Contudo, assim como nos tempos do saudoso Internet Explorer, quando Bill Gates e cia usaram (e abusaram) de truques escusos para bater a concorrência no fim dos anos 1990 e início dos anos 2000, a Microsoft segue usando artimanhas para forçar usuários do Windows a usarem seu navegador atual.
Leia a matéria completa aqui
O post Microsoft Edge testa controle de uso da memória RAM apareceu primeiro em Olhar Digital.
