Como reportado pelo Olhar Digital, a OpenAI lançou seu primeiro modelo de IA aberto em seis anos nesta semana, o gpt-oss. Agora, a Microsoft anunciou que vai disponibilizar a ferramenta para usuários do Windows.
A novidade marca mais um capítulo na parceria entre as duas empresas, que estão negociando uma renovação da união por mais tempo.

Microsoft vai disponibilizar modelo aberto da OpenAI no Windows
O gpt-oss, novo modelo da OpenAI, é aberto e gratuito. Ele pode ser aproveitado e personalizado por desenvolvedores para criar suas próprias aplicações – inclusive para uso comercial.
São duas versões:
- O gpt-oss-120b, maior e mais poderoso, voltado para uso em data centers e computadores “de última geração”;
- E o gpt-oss-20b, menor e mais leve, que pode ser executado em computadores ‘comuns’.
Você pode ver os detalhes dos dois modelos neste link. Até terça-feira, quando a OpenAI anunciou a novidade, ambos estavam disponíveis para download nas plataformas Hugging Face, Databricks, Azure e AWS sob uma licença chamada Apache 2.0, que permite alterações para fins comerciais.
Já nesta quarta-feira (6), a Microsoft anunciou que também vai disponibilizá-lo através Windows AI Foundry e Azure AI Foundry, serviços voltados para desenvolvedores.
A big tech está oferecendo a versão gpt-oss-120b para GPUs corporativas (ou seja, para máquinas maiores e especializadas) e a versão gpt-oss-20b para laptops ‘comuns’, com 16 GB de memória disponível para o download.
Ainda de acordo com a Microsoft, o modelo é “perfeito para criar assistentes autônomos ou incorporar IA em fluxos de trabalho do mundo real, mesmo em ambientes com largura de banda limitada”.

Microsoft otimizou o modelo para laptops ‘comuns’
Em comunicado, a Microsoft escreveu que pré-otimizou o gpt-oss-20b para ser executado localmente no sistema do Windows. De acordo com o The Verge, essa é a primeira vez em que é possível executar um sistema da OpenAI localmente no Windows.
A Microsoft não é a única big tech que aproveitou o gpt-oss. A Amazon também disponibiliza o sistema (nas duas versões) para download através da nuvem.
Também vale lembrar que o modelo da OpenAI é gratuito, mas a assinatura dos serviços do Windows para desenvolvedores, não. Veja os preços:

Leia mais:
- Microsoft cria agente de IA para detectar malware sem humanos
- Microsoft sofre revés com falha grave em novo protocolo de IA
- Saiba quais são as 40 profissões mais ameaçadas pela IA de acordo com a Microsoft
Parceira entre Microsoft e OpenAI renovada
- OpenAI e Microsoft tem uma parceria de longa data. Inclusive, foram os investimentos da big tech que permitiram que a desenvolvedora lançasse o ChatGPT;
- No entanto, recentemente, as duas se estranharam. A crise teve a ver com possíveis desacordos sobre o controle de ativos, autonomia estratégica e até os próprios investimentos. Além disso, a OpenAI queria se tornar lucrativa, o que ameaçaria a parceria com a Microsoft;
- O CEO da startup, Sam Altman, confirmou a tensão entre as duas, mas assegurou de que estava tudo bem;
- Isso pareceu se confirmar no final de julho. De acordo com fontes de Bloomberg, as empresas estariam perto de fechar uma extensão da parceria por mais tempo. Saiba os detalhes aqui.
O post Microsoft está oferecendo novo modelo da OpenAI no Windows apareceu primeiro em Olhar Digital.