Home Variedade ‘Microsoft está prosperando’, diz CEO Satya Nadella após demitir 15 mil pessoas só em 2025

‘Microsoft está prosperando’, diz CEO Satya Nadella após demitir 15 mil pessoas só em 2025

by Fesouza
5 minutes read

O CEO da Microsoft, Satya Nadella, falou pela primeira vez sobre as últimas rodadas de demissão realizadas na empresa. A declaração veio em uma carta enviada aos funcionários nesta quinta-feira (24) como parte do início do novo ano fiscal, e que foi postada no dia seguinte no blog da empresa.

Na mensagem, o executivo tenta tranquilizar a equipe após uma grande reestruturação nos últimos meses, que impactou praticamente todos os departamentos da companhia e, ao todo, envolveu mais de 15 mil dispensas em sete meses. Ainda assim, o tom da carta é mais otimista sobre a situação da marca.

“Em todas as métricas de objetivos, a Microsoft está prosperando — em nosso desempenho de mercado, posicionamento estratégico e crescimento, tudo aponta para cima e para frente”, disse Nadella. Ele ainda comentou quais são os pilares da empresa a partir de agora e o que se espera dos projetos da companhia.

As demissões na Microsoft

Além do discurso tradicional de que as demissões foram difíceis de serem feitas e “afetam pessoas com as quais trabalhamos lado a lado“, o CEO agradeceu os funcionários que deixaram a empresa nos últimos meses e disse que os cortes “têm sido um grande peso” para ele.

“Eu quero expressar a minha gratidão sincera aos que saíram. A contribuição deles tem moldado quem somos como uma companhia, ajudando a construir a fundação na qual nos embasamos hoje. E, por isso, sou profundamente agradecido”, disse.

Ainda assim, Nadella diz que o quadro de funcionários “permanece relativamente inalterado” e que os talentos da empresa “têm sido reconhecidos e recompensados” em níveis inéditos, mesmo com as demissões.

Ao longo de 2025, a Microsoft realizou as seguintes rodadas de corte de funcionários:

  • um corte de menos de 1% do total de colaboradores (sem um número específico revelado) em janeiro, no período de “ciclo de revisão anual de desempenho” e por baixa performance;
  • a demissão de mais de 3% da equipe (cerca de 6 mil funcionários) em junho para “otimização” e “reduzir camadas de gerenciamento”. Neste caso, a maior parte dos afetados foi da sede da empresa, na cidade norte-americana de Redmond, mas até o Brasil teve pessoas dispensadas;
  • a dispensa de mais de 9 mil pessoas em julho, com impacto especial nas divisões King (de Candy Crush) e Xbox — inclusive resultando no cancelamento de projetos há anos em andamento, como Everwild e Perfect Dark, e o fechamento de estúdios;

Em especial nos dois últimos “layoffs”, a companhia foi bastante objetiva ao citar a eliminação de postos de trabalho para reduzir o quadro de funcionários e, em alguns desses casos, substituir a função feita por um humano por IA. Em 2023, no auge das demissões em empresas de tecnologia, ela chegou a dispensar 10 mil funcionários de uma só vez, enquanto no ano seguinte a divisão mais afetada foi a recém comprada Activision Blizzard.

O que o CEO diz sobre o futuro da empresa

Nadella falou ainda que o “enigma do sucesso” na indústria da tecnologia é complexo: o progresso é dinâmico, algumas vezes dissonante e sempre demanda bastante. “Mas é também uma nova oportunidade para nós moldarmos, liderar e ter mais impacto do que nunca“, argumenta.

O executivo ainda reforçou que a Microsoft tem a nova missão não apenas de construir produtos ou serviços para tarefas específicas, mas “construir ferramentas que empoderem as pessoas para que elas criem as próprias ferramentas” — a primeira de várias citações aos recursos de IA na carta.

Entre as prioridades, Nadella citou duas preocupações “inegociáveis” com qualidade e segurança, além de um novo elemento: a transformação pela IA em todas as camadas possíveis de projetos, da infraestrutura aos apps em si.

Além disso, a “mentalidade de crescimento” deve continuar na cultura da empresa. “Pode parecer bagunçado às vezes, mas a transformação sempre é assim. Equipes estão se reorganizando, focos estão expandido, novas oportunidades estão em todo lugar”, escreve o CEO. A carta completa pode ser lida neste link (em inglês).

Sabia que a Microsoft fez 50 anos em 2025? Relembre aqui alguns dos produtos e serviços mais icônicos da empresa!

You may also like

Leave a Comment