Outubro segue pegando fogo no noticiário gamer, e nesta quinta-feira (2), a polêmica ainda gira em torno do aumento do Xbox Game Pass. Uma declaração da Microsoft sobre o assunto viralizou, enquanto buscas sobre cancelar o serviço seguem aumentando em plataformas como o Google.
Além disso, o dia traz movimentações importantes no mercado e na cena dos jogos: da descontinuação de funções online do PS4 a anúncios de presença em feiras como a BGS, passando por mudanças em serviços e planos estratégicos das publishers. Abaixo, confira o resumo de notícias de games do dia aqui no Checkpoint do Voxel!
Microsoft defende reajuste de preço do Xbox
A Microsoft anunciou ontem (1) um grande aumento no Xbox Game Pass que deixou a versão Ultimate custando R$ 120. A reação dos jogadores, como esperado, foi de frustração — e a empresa reconheceu isso ao afirmar que entende o impacto que a mudança tem na comunidade.

Em entrevista ao site The Verge, Dustin Blackwell, diretor de comunicação de games e plataformas da Microsoft, explicou que a decisão “não foi tomada de forma leviana” e que o objetivo é trazer mais benefícios ao serviço. Segundo ele, reajustes “nunca são divertidos”, mas a companhia está tentando equilibrar o movimento com mais valor agregado para os assinantes.
“Entendemos que aumentos de preço nunca são divertidos para ninguém, mas estamos tentando reforçar [o serviço] adicionando mais valor a esses planos”, disse Blackwell. “É algo que não levamos de forma leve, e estamos ouvindo o feedback dos jogadores e da comunidade para tentar oferecer mais do que eles estão pedindo.”
Até o momento, a companhia não deu sinais de que vai voltar atrás nos valores, que já estão valendo no site oficial da Microsoft. Enquanto isso, as buscas pelo cancelamento do serviço subiram em plataformas como o Google.
PlayStation começa a descontinuar funções online do PS4
No lado azul da força, a Sony já está preparando terreno para encerrar, aos poucos, alguns serviços online do PlayStation 4. Documentos obtidos pelo Insider Gaming apontam que, a partir de 2026, novos títulos submetidos ao PS4 não poderão mais integrar alguns recursos legados da PSN como Activity Feed Web API.
A medida faz parte de um esforço para unificar e escalar serviços entre gerações. Mesmo com o foco no PlayStation 5, o PS4 segue ativo e popular em várias regiões — por isso a mudança deve ser monitorada de perto por desenvolvedores que ainda planejam lançamentos para a plataforma nos próximos anos.
EA pode vender estúdios e franquias para pagar dívida após aquisição
A aquisição da Electronic Arts por um consórcio que inclui o PIF, Affinity Partners e Silver Lake, no valor de US$ 55 bilhões, trouxe à tona a possibilidade de a empresa vender estúdios e IPs “dormentes” para ajudar a reduzir a dívida de US$ 20 bilhões assumida no negócio.
Em um vídeo no YouTube, Mark Darrah, ex-produtor da BioWare, sugeriu que a venda de propriedades menos estratégicas poderia levantar centenas de milhões de dólares para abater parte do passivo. Enquanto nada foi confirmado pela Eletronic Arts até agora, a possibilidade pode manter franquias secundárias vivas após a conclusão do negócio, que pode dar bastante ênfase para séries como EA FC.
Amazon anuncia fim do Prime Gaming, mas você não precisa se desesperar
A Amazon confirmou que a marca Prime Gaming será descontinuada e que seus benefícios serão integrados ao Amazon Luna, o serviço de jogos em nuvem da companhia. Apesar da mudança de nome, os assinantes Prime continuarão recebendo jogos mensais gratuitos e outros benefícios, inclusive em países onde o Luna ainda não está disponível oficialmente.

Segundo a empresa, os membros Prime seguirão podendo resgatar títulos mensais para ficar com eles para sempre, e o Luna será relançado com interface renovada, novas categorias (como a linha GameNight) e opções de assinatura Premium com títulos de destaque. A empresa, inclusive, até anunciou a leva de jogos de outubro do serviço, que incluem títulos como Fallout New Vegas.
Dragon Ball Sparking Zero celebra um ano com anúncio de mais DLCs
Em comemoração ao primeiro ano, Dragon Ball Sparking Zero já confirmou que novos DLCs estão em produção para 2026. Após o lançamento do Daima Character Pack 2, que trouxe Goku SSJ4 e Vegeta SSJ3, os desenvolvedores divulgaram um trailer mostrando os 208 personagens do elenco e adiantaram que “o próximo DLC já está em produção”.
Mais detalhes sobre os conteúdos adicionais serão divulgados em janeiro de 2026, deixando a comunidade em expectativa por novos lutadores, estágios e possíveis modos extras.
Nintendo confirma presença na BGS com Nintendo Switch 2
A Nintendo confirmou que levará o Nintendo Switch 2 à Brasil Game Show 2025, oferecendo ao público brasileiro a primeira experiência prática com o novo console no país. O estande terá demonstrações de títulos exclusivos e parceiros, além de atividades como meet & greet com personagens e brindes para membros do My Nintendo.
Confira a lista de jogos confirmados no estande:
- Mario Kart World (modo Eliminatória)
- Donkey Kong Bananza
- Super Mario Party Jamboree – Nintendo Switch 2 Edition + Jamboree TV
- Cyberpunk 2077: Ultimate Edition
- Persona 3 Reload
- Street Fighter 6
- Super Mario Galaxy + Super Mario Galaxy 2 (PT-BR)
- Super Mario Bros. Wonder
- Pokémon Scarlet & Pokémon Violet (códigos para Koraidon/Miraidon Brilhantes)
- EA SPORTS FC 26
- Hades II
- Hollow Knight: Silksong
- Just Dance 2026 Edition
- The Legend of Zelda: Breath of the Wild (PT-BR)
- The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom (PT-BR)
Konami também marcará presença na BGS 2025
Em continuidade às confirmações de peso para a Brasil Game Show, a Konami confirmou participação com um estande especial para celebrar os 30 anos da franquia eFootball. O espaço contará com estações de gameplay, palco com atrações temáticas e surpresas voltadas ao público fã de futebol virtual.
A BGS 2025 acontece de 9 a 12 de outubro no Distrito Anhembi, em São Paulo, e terá ainda nomes internacionais, shows e a fase decisiva do Brawl Stars World Finals entre suas atrações.
Resident Evil Survival Unit poderá ser testado na Brasil Game Show
Quem também vai dar as caras na BGS 2025 é a franquia Resident Evil. A icônica série da Capcom vai estar presente no evento com o jogo Survival Unit, que traz gameplay de estratégia e personagens clássicos da saga.
O jogo mobile acompanha unidade de elite de sobreviventes em uma cidade devastada, e parte do gameplay poderá ser testado no estande da BGS. Além disso, quem visitar o local para testar a demo ainda poderá receber um adesivo como brinde.
A Brasil Game Show 2025 acontece de 9 a 12 de outubro em São Paulo. Mais detalhes sobre o evento e ingressos estão disponíveis no site oficial.
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