A Microsoft começou a disponibilizar na última terça-feira (04) um novo modelo de linguagem de inteligência artificial (IA) capaz de gerar imagens. A tecnologia foi criada pela própria empresa e se chama MAI-Image-1.
O foco da Microsoft no desenvolvimento do novo modelo de linguagem foi treinar a IA a partir da reprodução mais fiel possível de elementos como iluminação, cores e texturas. Além disso, a empresa consultou especialistas de setores e trabalhos criativos para refinar os resultados.
Com todo esse trabalho, a IA se tornou especializada em gerar imagens fotorrealistas de paisagens, animais, objetos e até alimentos, com destaque especial pela alta velocidade de entrega dos resultados. O CEO da divisão de IA da Microsoft, Mustafa Suleyman, compartilhou no X alguns dos resultados produzidos por ele em testes.
MAI-Image-1 has shipped 🚢 Try it now at https://t.co/24MRu9VQ0z or the Bing app, plus it’ll generate custom art for your Story Mode audio at https://t.co/9hL81LTFwF
It really excels at:
-artistic lighting/photorealistic detail
-nature scenes
-food!
Drop your creations below ⤵️ pic.twitter.com/E2J20L2PpX— Mustafa Suleyman (@mustafasuleyman) November 4, 2025
A IA generativa é a primeira da Microsoft a ser desenvolvida do zero pela própria equipe. Até então, ela só personalizava criações licenciadas de outras empresas, o que gerava uma dependência tecnológica de outras empresas.
A ideia agora é oferecer o modelo como uma alternativa aos serviços já existentes em ferramentas da empresa — o DALL-E 3 e o GPT-4o, ambos da parceira OpenAI. Em breve, ele também servirá para gerar imagens que acompanhem histórias de áudio também criadas usando o ainda experimental Copilot Expressões de Áudio.
Como usar o MAI-Image-1
O MAI-Image-1 opera de forma embutida no gerador de imagens do Bing, que é o buscador de imagens da Microsoft, e no Copilot, o chatbot e assistente pessoal da empresa.
Atualmente, há três formas de pedir imagens usando o modelo de linguagem da própria empresa:
- Pelo Bing Image Creator, disponível no endereço bing.com/create;
- Usando o aplicativo do Bing para dispositivos móveis com Android ou iOS;
- A partir da barra de pesquisas do próprio site do Bing.
Apesar do lançamento ser global, a disponibilidade do novo modelo de linguagem é gradual e, nos testes realizados pelo TecMundo, ainda não parece possível escolher o MAI-Image-1 no Brasil. Além disso, países da União Europeia também não receberão a ferramenta por enquanto, possivelmente por questões regulatórias.
Você tem um PC com Windows 10 e não sabe o que fazer agora que o suporte terminou? Saiba tudo sobre esse assunto neste guia!
