Microsoft Teams vai detectar localização do funcionário com base na rede Wi-Fi

Em breve, o Microsoft Teams vai detectar automaticamente a localização do usuário com base na rede Wi-Fi à qual ele está conectado, conforme anunciou a gigante da tecnologia na última semana. A novidade promete facilitar o controle de presença pelas organizações que utilizam a solução como escritório virtual.

Com a proposta de eliminar check-ins manuais, o novo recurso modificará o status de localização da conta no mensageiro assim que o usuário conectar seu dispositivo à internet do escritório. A ferramenta poderá, inclusive, identificar o prédio ou ambiente exato em que a pessoa estiver trabalhando, se houver tal divisão.

O Teams vem ganhando vários aprimoramentos nos últimos meses. (Imagem: appshunter.io/Unsplash)

Discussões sobre a privacidade

Ainda em desenvolvimento, a nova funcionalidade do Teams vem gerando polêmica desde que era apenas uma especulação. As discussões giram em torno da privacidade, principalmente, com muitas pessoas citando que ela promoverá o monitoramento invasivo do usuário.

  • Por enquanto, a gigante de Redmond não informou quais serão as políticas de privacidade do recurso nem se haverá algum tipo de controle sobre o compartilhamento de dados pelo usuário;
  • O que se sabe é que a detecção automática virá desabilitada por padrão, mas a companhia não explicou se o usuário terá controle sobre isso;
  • Como a organização possui controle geral sobre a plataforma, é possível que os administradores fiquem responsáveis por decidir a respeito da habilitação da funcionalidade;
  • Segundo a Microsoft, o update torna mais fácil a comunicação entre as equipes que seguem o modelo de trabalho híbrido ao detectar automaticamente quem está presente à sede da empresa.

O mecanismo pode ser útil para as corporações que estão retornando de maneira acelerada à antiga modalidade de trabalho presencial após o home office adotado durante a pandemia. A própria dona do Windows é uma delas.

No mês passado, os funcionários que moram a até 80 km do escritório passaram a ter que marcar presença no local de trabalho três vezes por semana. A empresa justificou a obrigatoriedade afirmando que os resultados são melhores quando todos colaboram pessoalmente.

A novidade deve impactar quem trabalha no modelo híbrido. (Imagem: JLco – Julia Amaral/Getty Images)

Quando estará disponível?

A identificação automática da localização da conta do Microsoft Teams com base na rede Wi-Fi conectada deve começar a ser lançada até o final de dezembro, quando os primeiros usuários terão acesso à função. Em seguida, a atualização ficará disponível para todos, globalmente.

Os apps do Teams para Windows e macOS receberão primeiro o update, não havendo previsão de lançamento nas versões para Android e iOS. A plataforma concorrente do Slack também vai ganhar janelas pop-out para canais, no próximo mês, permitindo abrir canais em uma janela separada.

E você, o que pensa sobre a mudança? Acha que a identificação automática trará benefícios ou servirá somente para dedurar funcionários que não estejam no escritório? Comente nas redes sociais do TecMundo.

Related posts

Criminosos usam drones bombardeiros para atacar polícia no RJ; veja vídeo

Xiaomi 17 Ultra terá câmera periscópica de 200 MP, mas abandonará tela traseira, aponta informante

Segunda temporada de One Piece ganha data de lançamento na Netflix