A Microsoft vai descontinuar o aplicativo desktop de um serviço que é parte do pacote de softwares Office 365. Trata-se do Sway, uma plataforma de design de vários formatos gráficos que é menos lembrada que outras criações da companhia.
O aplicativo Win32 do Sway para os sistemas operacionais Windows 10 e Windows 11 será encerrado a partir de 1º de junho de 2026. Depois dessa data, ele não poderá mais ser baixado ou usado pelos usuários.
A ferramenta seguirá viva apenas a partir da versão web, que seguirá gratuita para uso e requer apenas a criação ou login de uma conta Microsoft. Você pode acessar ela por meio deste link.
Segundo a companhia, o objetivo da decisão é simplificar o catálogo e focar a experiência oferecida em um único ambiente — tanto que o aplicativo dele para iOS já deixou de existir há alguns anos.
Além disso, todos os conteúdos criados por lá continuarão disponíveis normalmente para a comunidade e as ferramentas não terão recursos alterados ou removidos por enquanto.
O que é o Microsoft Sway?
- O Microsoft Sway é um serviço de criação, visualização e compartilhamento de conteúdos como apresentações, newsletters e relatórios interativos.
- Bem menos popular até mesmo dentro da empresa em comparação com serviços como o PowerPoint, o Sway foi lançado em 2014;
- Ele é voltado para usuários com menor conhecimento em programação ou design, mas que ainda desejam construir um material visualmente atrativo e com toques personalizados;
- Destaques do Sway em termos de funcionalidade incluem a possibilidade de fazer o upload rápido de fotos, vídeos e outros arquivos multimídia para integrar a sua apresentação
- Ele ainda se adapta a diferentes tamanhos de tela e permite a conversão de documentos em outros formatos, como textos do Word, em apresentações rápidas;
- A plataforma ainda facilita a adição desses materiais via embed em outros espaços, como sites;
- Apesar de poder ser usado gratuitamente, o limite de adição e upload de arquivos multimídia é maior para assinantes do pacote Office 365.
Quais os produtos mais marcantes da Microsoft lançados nos 50 anos de vida da marca? Saiba a resposta nesta matéria!
