O Windows 11 SE é uma edição do famoso sistema operacional desenvolvida especificamente para o setor educacional. A versão é usada em dispositivos de baixo custo, oferecendo uma experiência simplificada e focada em aprendizado e produtividade.
O lançamento oficial da funcionalidade aconteceu em 2021 e tinha como objetivo concorrer com o Chrome OS. Menos de cinco anos depois, no entanto, a Microsoft anunciou que decidiu aposentar o projeto.

Sistema operacional não receberá mais atualizações
Em comunicado, a empresa informou que encerrará o suporte ao Windows 11 SE em outubro de 2026. Isso significa que o sistema operacional alternativo não receberá mais atualizações de software, assistência técnica e correções de segurança.
Em outras palavras, a gigante do setor de tecnologia decidiu não lançar a atualização 25H2. Dessa forma, todos os dispositivos que usam o sistema operacional educacional permanecerão com a versão 24H2 até que o suporte termine oficialmente.

A Microsoft explicou que, embora os dispositivos continuem funcionando mesmo após a data, a recomendação é que haja uma transição para um dispositivo compatível com outra edição do Windows 11. Caso contrário, não será possível garantir a segurança das operações.
Leia mais
- Microsoft quer acabar com lentidão no Windows 11
- Tem Windows 11? Prepare-se para um “bombardeio” de IA
- O Windows acabou de corrigir um baita problema

Windows 11 SE não conseguiu superar Chrome OS
- De acordo com o portal The Verge, Acer, Asus, Dell, Dynabook, Fujitsu, HP, JK-IP, Lenovo e Positivo criaram laptops específicos para uso do Windows 11 SE.
- A própria Microsoft lançou um dispositivo para esse fim: o Surface Laptop SE, em 2021.
- Apesar das tentativas de competir com o Chrome OS, a empresa não teve o sucesso esperado.
- Não está claro se haverá algum tipo de apoio da companhia para os ambientes escolares que priorizaram o uso do sistema operacional.
O post Microsoft vai aposentar versão alternativa do Windows 11 apareceu primeiro em Olhar Digital.