Home Variedade Microsoft Word finalmente ganha salvamento automático de verdade

Microsoft Word finalmente ganha salvamento automático de verdade

by Fesouza
2 minutes read

O Word ganhou um recurso que passa a salvar automaticamente novos arquivos na nuvem assim que o usuário os cria — mesmo que não haja um salvamento manual local. A mudança cria um arquivo genérico na nuvem onde todas as modificações são mantidas temporariamente, reduzindo o risco de perda de progresso em caso de fechamento inesperado do programa.

Com a novidade, o Word gera arquivos com nome genérico — “Documento” seguido de um sufixo com a data de criação — e os armazena no local escolhido pelo usuário, como OneDrive ou SharePoint. 

Microsoft Word finalmente ganha salvamento automático de verdade
Agora, arquivos são salvos na nuvem de forma automática assim que são criados. (Fonte: Microsoft/Reprodução)

Como funciona o salvamento automático?

  • Esses arquivos servem como backup temporário das edições;
  • Se o usuário fechar um documento com conteúdo sem salvar manualmente, o Word perguntará se deseja manter o arquivo (inclusive no mesmo diretório) ou descartá-lo permanentemente;
  • Já arquivos criados e vazios serão descartados automaticamente, evitando acúmulo de arquivos indesejados.

Uma vantagem dessa adição é a sincronização entre dispositivos: o salvamento automático permite retomar o trabalho em outro computador ou celular sem exigir que o usuário salve manualmente na nuvem. Outro benefício é o acesso instantâneo a recursos de colaboração: antes, para usar qualquer recurso do Copilot ou permitir a participação de colegas, era necessário salvar o arquivo manualmente; agora, isso acontece de forma automática.

Obviamente, o salvamento automático requer conexão estável com a internet. Portanto, se o dispositivo não estiver conectado à rede, ele não poderá salvar documentos na nuvem, e o progresso só será guardado localmente.

Ao finalmente optar por salvar o documento, o Word informará que o arquivo foi salvo na nuvem. A partir daí, o usuário terá a opção de renomear o documento e escolher um novo diretório para armazená-lo.

Recurso em testes

A função está em fase de experimentação e pode apresentar instabilidades. Ela está disponível na versão 2509 (Build 19221.2000) do Word ou superior, e por enquanto apenas testadores inscritos no programa Microsoft 365 Insiders têm acesso. A Microsoft sinalizou intenção de levar mecanismo semelhante para Excel e PowerPoint no futuro.

Quer receber mais novidades sobre aplicativos e produtividade? Siga o TecMundo no X, Instagram, Facebook e YouTube e assine nossa newsletter para receber as principais atualizações diretamente no seu e-mail.

You may also like

Leave a Comment