A partir de 2026, diversos modelos de celulares da Xiaomi terão o ciclo de atualizações encerrado, ficando sem updates do sistema operacional HyperOS baseado no Android. Com isso, milhões de smartphones devem ser afetados globalmente, de acordo com levantamento feito pelo site Xiaomi Time, na segunda-feira (15).
O fim de vida útil do software também vai impactar telefones da Redmi e da Poco, pertencentes à gigante chinesa, que não terão acesso às próximas versões do Android. Para alguns, o encerramento do suporte acontecerá já no primeiro trimestre, enquanto outros continuarão elegíveis até outubro.
Quais celulares Xiaomi terão o suporte encerrado em 2026?
Conforme o relatório, os smartphones da marca chinesa que ficarão sem atualização a partir do próximo ano são aqueles lançados entre 2022 e 2023. Naquele momento, a big tech passava por mudanças na sua política de suporte, se alinhando a concorrentes como a Samsung, que começaram a aumentar a quantidade de updates.
Até então, a Xiaomi oferecia entre duas e três atualizações do Android, bem como quatro anos de disponibilidade de patches de segurança, dependendo do modelo. Dali em diante, a empresa começou a oferecer de cinco a seis anos de updates, como acontece com as séries Xiaomi 15T e Xiaomi 17.
Segundo a publicação, a lista de smartphones Xiaomi, Redmi e Poco que terão o ciclo de atualizações encerrado em 2026 inclui modelos como:
- Xiaomi 12;
- Xiaomi 12 Pro;
- Xiaomi 12X;
- Xiaomi 12 Lite;
- Xiaomi 12T;
- Xiaomi 12T Pro;
- Redmi Note 12 Pro+ 5G;
- Redmi Note 12 Pro 5G;
- Redmi Note 12 5G;
- Redmi Note 12 4G;
- Poco F5 5G;
- Poco X5 Pro 5G;
- Poco X5 5G.
O que muda?
Os celulares da Xiaomi vão continuar funcionando após o encerramento do suporte. No entanto, os usuários não terão mais acesso aos novos recursos do sistema HyperOS nem aos patches de segurança, o que pode representar riscos diante da grande quantidade de golpes explorando brechas não corrigidas.
Além disso, é possível que alguns aplicativos deixem de funcionar ou apresentem limitações em seus recursos, com o passar do tempo, como os financeiros, trazendo problemas ao acessar serviços bancários. Outro ponto negativo é a desvalorização dos aparelhos de segunda mão que não atualizam mais.
E você, o que faz quando o seu celular deixa de ser atualizado: continua usando mesmo assim ou compra logo um novo? Conta pra gente, comentando nas redes sociais do TecMundo.