Ministério da Justiça bloqueia mais de 700 sites e apps ilegais de streaming

Uma investigação do Ministério da Justiça e Segurança Pública em parceria com as polícias civis de 11 estados resultou no bloqueio de mais de 700 sites e aplicativos ilegais de streaming, além da prisão de 10 pessoas.  

A investigação faz parte da quarta edição da “Operação 404” que luta contra a pirataria digital. De acordo com o Ministério da Justiça, os investigados capturavam o sinal de canais de televisão fechada e cobravam para repassá-los para assinantes dos serviços ilegais.  

Leia também!

Criador do PlayStation diz não ver sentido no metaversoParlamentares dos EUA pedem que Google limite resultados de pesquisa para falsas clínicas de abortoRIP Internet Explorer: navegador ganha lápide ‘comemorativa’ na Coreia do Sul

Estima-se que o grupo tenha causado danos de R$ 366 milhões por ano. Foram bloqueados 266 sites e 461 aplicativos de streaming pirata, além de perfis e páginas falsas nas redes sociais.  

Dos portais bloqueadas, seis eram dos Estados Unidos e 53 eram do Reino Unido. Ainda foi cumprido um mandado no metaverso, local onde os criminosos criavam mapas e eventos para atrair interessados em plataformas de vídeo.  

O coordenador do Laboratório de Operações Cibernéticas da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), Alessandro Barreto, explicou que a operação tinha como foco os aplicativos de música.  

Cerca de 65% dos aplicativos bloqueados retinham informações pessoais dos usuários. Segundo Barreto, os dispositivos em que o download de música era feito recebiam um malware que capturava dados de transação bancária, entre outros. 

Imagem: Gonin/Shutterstock

A operação contou com a parceria das embaixadas dos EUA e Reino Unido e, no Brasil, cumpriu mandado nos seguintes estados:  

Alagoas; Bahia; Espírito Santo; Goiás; Minas Gerais; Mato Grosso; Pará; Pernambuco; Rio de Janeiro; Rio Grande do Sul; São Paulo. 

Via: G1

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Ministério da Justiça bloqueia mais de 700 sites e apps ilegais de streaming apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Como termina O Royal Hotel? Entenda o final do filme bombando na Netflix

Google é acusado de “roubar conteúdo” para treinar IA

Ataque maciço ao ecossistema NPM rendeu menos de US$ 1 mil aos invasores