Missão de resgate: NASA questiona SpaceX sobre opções de recuperação de astronautas da ISS

Após o recente vazamento na cápsula russa Soyuz, ancorada a ISS, a NASA questionou a SpaceX sobre a possibilidade de trazer os astronautas de volta da ISS com a cápsula Dragon, algo já imaginado pelos estadunidenses.

O questionamento faz parte da missão conjunta entre NASA e a Roscosmos para resgatar o astronauta Frank Rubio e os cosmonautas Sergey Prokopyev e Dmitry Petelin, pois a cápsula russa problemática não possui forma de resgate adequada.

Leia mais:

Satélites poderão auxiliar nas buscas por fósseis na TerraTerra chega ao seu ponto mais próximo do Sol nesta semanaImpressionante galáxia espiral é observada pelo Hubble

Uma solução prevista pelas duas agências é a de colocar as cápsulas Dragon no lugar da Soyuz MS-22. “Como parte da análise, a NASA também entrou em contato com a SpaceX sobre sua capacidade de retornar tripulantes adicionais a bordo da Dragon se necessário em emergência, embora o foco principal seja entender as capacidades pós-vazamento da Soyuz MS-22,” a NASA escreveu em postagem em seu blog em 30 de dezembro.

Uma recente reportagem da Reuters indicou o mesmo, mas agora a NASA confirma que está ponderando usar uma Dragon como resgate da MS-22. “Fizemos algumas perguntas à SpaceX sobre sua capacidade de devolver tripulantes adicionais ao Dragon, se necessário, mas esse não é nosso foco principal agora”, disse a porta-voz da NASA, Sandra Jones, em comunicado à Reuters publicado na última quarta-feira (28).

Outra opção seria a Roscosmos enviar uma Souyz substituta. Porém, uma missão dessas só poderia ser lançada em fevereiro, segundo informações de Sergei Krikalev, chefe do Centro de Treinamento de Cosmonautas Yuri Gagarin, próximo a Moscou, durante conferência de imprensa da NASA em 22 de dezembro.

“Nossa próxima tripulação […] estava programada para voar em meados de março”, disse Krikalev, acrescentando que, no mínimo, uma nova Soyuz poderia ser “enviada um pouco mais cedo […] cerca de duas, três semanas antes, é o máximo o que podemos fazer agora”.

Vazamento da Soyuz

A Roscosmos ainda está investigando a causa do vazamento e planejando como corrigi-la neste mês. A agência de notícias estatal russa TASS afirmou, em 27 de dezembro, que o vazamento foi causado por “dano mecânico externo”, apesar de que segue incerto se o culpado foi um meteoroide ou detritos espaciais.

Seja qual for a causa do vazamento, a espaçonave Soyuz danificada apresenta preocupação de segurança significativa para a tripulação do MS-22, Rubio, Petelin e Prokopyev. Tommaso Sgobba, diretor-executivo da Associação Internacional para o Avanço da Segurança Espacial (IAASS) e ex-chefe de segurança de voos espaciais da Agência Espacial Europeia, disse ao Space.com que o vazamento da Soyuz é um grande risco.

“Esta provavelmente seria a primeira vez que a estação espacial não tem capacidade total de salva-vidas”, disse Sgobba. “É meu sentimento pessoal, mas se for verdade, temos grande problema na ISS. Falta-nos o sistema de fuga da tripulação.”

Um obstáculo potencial ao uso de uma Dragon como bote salva-vidas são os trajes espaciais que a tripulação do MS-22 usava; as cápsulas da SpaceX são projetadas para trabalhar em conjunto com trajes espaciais personalizados da SpaceX, enquanto a tripulação do MS-22 partiu para a ISS usando trajes espaciais russos Sokol.

A SpaceX ainda não se posicionou sobre a possibilidade de enviar uma cápsula Dragon para a ISS para substituir a sitiada Soyuz MS-22.

Com informações de Space.com

Imagem destacada: NASA TV

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Missão de resgate: NASA questiona SpaceX sobre opções de recuperação de astronautas da ISS apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Brasil receberá finais de grande campeonato de Rainbow Six Siege X! Veja data e local

Poco X8 Pro pode ter chip poderoso e bateria de 9.000 mAh

Afinal, a IA é uma bolha?