Um novo e emocionante capítulo na história da exploração espacial está prestes a ser escrito. Após diversos atrasos, a missão Polaris Dawn, parte de um programa privado de voos espaciais financiado pelo bilionário Jared Isaacman, finalmente vai decolar.
Nesta terça-feira (3), representantes do projeto revelaram que o lançamento está programado para 31 de julho. Isaacman, que lidera a iniciativa, compartilhou um post da NASA com o anúncio no X (antigo Twitter).
Astronautas da Polaris Dawn vão realizar primeira caminhada espacial privada da história
A tripulação da Polaris Dawn tem como objetivo realizar a primeira caminhada espacial privada da história, utilizando trajes espaciais personalizados desenvolvidos pela SpaceX. Eles também vão conduzir uma série de experimentos científicos.
E tudo isso a cerca de 700 km acima da Terra, tornando-se o voo tripulado de maior altitude desde as missões Apollo, há mais de meio século. Para comparação, a Estação Espacial Internacional (ISS) orbita a aproximadamente 400 km de distância do planeta.
A missão Polaris Dawn pretende realizar a primeira caminhada espacial comercial da história. Crédito: Polaris Program/Divulgação
Polaris Dawn é a primeira de três missões do Programa Polaris, todas financiadas e comandadas por Isaacman, fundador e CEO do provedor de pagamentos Shift4. Ele também esteve à frente do lançamento totalmente civil da missão Inspiration4, em setembro de 2021, que arrecadou US$250 milhões para o St. Jude Children’s Research Hospital – apoio que Isaacman pretende continuar dando com as missões Polaris.
Anna Menon (especialista em missão e médica), Scott Poteet (piloto da missão), Sarah Gillis (especialista em missão) e Jared Isaacman (comandante da missão). Crédito: John Kraus/Polaris/Divulgação
Além de Isaacman, a tripulação Polaris Dawn conta com o coronel aposentado da Força Aérea dos EUA Scott “Kidd” Poteet como piloto e Sarah Gillis e Anna Menon, ambas engenheiras de operações da SpaceX, como especialistas da missão.
Leia mais:
Espaço provoca dores de cabeça nos astronautas
Astronauta encontra tomate que foi perdido no espaço
Astronauta da NASA registra auroras espetaculares do espaço
Originalmente prevista para decolar no fim de 2022, a missão sofreu vários atrasos em razão da complexidade do projeto. O adiamento mais recente, ocorrido em fevereiro deste ano, empurrou o lançamento de abril para o segundo semestre. “O tempo adicional continua a fornecer o período necessário para garantir a conclusão desses objetivos da missão e um lançamento e retorno seguros da cápsula Dragon e da tripulação”, disse uma publicação no perfil oficial do Programa Polaris no X na época.
Em uma conversa no Spaces no início de maio, Poteet explicou que os treinamentos também evoluíram ao longo do tempo. “Nós seguimos o que a NASA fez ao longo das gerações no que diz respeito à identificação de ambientes e situações estressantes”, disse ele, ressaltando que parte do treinamento envolve aprender sobre os pontos fortes e as áreas onde os membros da equipe podem precisar de suporte.
A missão Polaris Dawn está prestes a revolucionar a exploração espacial comercial, mesclando inovações tecnológicas com a ousadia de levar a presença humana a maiores distâncias no cosmos.
O post Missão levará astronautas mais longe no espaço desde a era Apollo – saiba quando apareceu primeiro em Olhar Digital.