Home Variedade Míssil nuclear da Guerra fria pode ser usado pelos EUA por quase 100 anos

Míssil nuclear da Guerra fria pode ser usado pelos EUA por quase 100 anos

by Fesouza
4 minutes read

O míssil Trident II, usado na Guerra Fria, vai ter sua vida útil estendida para 2084. Isso graças a um contrato – de US$ 383 milhões (R$ 2,2 bilhões) – entre a Marinha dos Estados Unidos e a empresa Lockheed Martin. Com isso, o míssil nuclear vai permanecer em uso por, pelo menos, 94 anos.

A missão da empresa é modernizar o míssil. As modificações exatas não foram divulgadas, claro. Mas devem envolver melhorias em sistemas como navegação e controle.

Assim, o Sistema de Armas Estratégicas Trident II (SWS) D5 vai se tornar Trident II D5 Life Extension 2 (D5LE2), programado para entrar em serviço em 2040. A substituição dos Tridents antigos pelos modernizados vai ocorrer ao longo dos nove anos seguintes, segundo comunicado da empresa.

Uso do míssil nuclear começou na Guerra Fria e deve se estender até 2084

O míssel Trident II começou a ser usado no final da Guerra Fria, em 1990. Ele foi desenvolvido como um dos componentes da força de dissuasão nuclear dos Estados Unidos. E como todo o sistema de dissuasão nuclear da Grã-Bretanha.

Com três estágios, o míssil tem alcance máximo superior a 12 mil quilômetros. Ele carrega ogivas nucleares que podem ser direcionadas de forma independente.

Atualmente, 14 submarinos classe Ohio da Marinha dos EUA e quatro submarinos classe Vanguard da Marinha Real transportam o míssil nuclear. Cada classe Ohio carrega até 24 mísseis, e cada classe Vanguard carrega até 16 mísseis.

Visão raio-x sobre modelo 3D de submarino da classe Columbia, que vai carregar míssil nuclear usado na Guerra Fria
Submarinos da classe Columbia, como o exibido nesta imagem, vão substituir os modelos Ohio na Marinha dos EUA (Imagem: Marinha dos EUA)

Os 14 submarinos Ohio devem ser substituídos por 12 submarinos da classe Columbia (veja acima). Já os quatro Vanguards britânicos devem dar lugar a quatro submarinos da classe Dreadnought. Tanto os estadunidenses quanto britânicos seguirão carregando o Trident II. E os estadunidenses também vão carregar um modelo de míssil hipersônico.

Leia mais:

Confira abaixo o lançamento de dois mísseis do modelo Trident II D5:

O míssil nuclear modernizado vai complementar e substituir gradualmente o estoque atual de Tridents por meio de manutenção. E conforme as novas classes de submarinos substituírem as antigas.

  • Vale mencionar: o Trident II D5LE2 levará as ogivas nucleares W93/Mk7 e Astraea, novos modelos estadunidenses e britânicos, respectivamente.

O post Míssil nuclear da Guerra fria pode ser usado pelos EUA por quase 100 anos apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment