Mistério de anomalia no fundo do Mar Báltico é revelado

Em 2011, uma equipe da Ocean X Team (empresa de exploração de águas profundas) localizou uma misteriosa anomalia de 18 metros no fundo do Mar Báltico. A descoberta estava a cerca de 91 metros de profundidade e havia deixado um rastro de 300 metros no leito marinho – provavelmente causado durante o pouso.

Entenda:

  • Em 2011, uma anomalia misteriosa foi encontrada no fundo no Mar Báltico;
  • O objeto estava a 91 metros de profundidade e havia deixado um rastro de 300 metros no leito marinho;
  • Além disso, ele causava interferências em equipamentos elétricos localizados a menos de 200 metros de distância;
  • Asteroides, materiais vulcânicos, submarinos alemães da Guerra Fria e até mesmo OVNIs estiveram entre as possíveis origens da anomalia;
  • Algum tempo depois, sua verdadeira natureza foi revelada: um compilado de granito, gnaisse (rocha de origem metamórfica), arenito e basalto;
  • O mais provável é que as rochas tenham sido carregadas até o local por geleiras. 
Equipe suspeitava que anomalia do Mar Báltico fosse OVNI. (Imagem: IgorZh/Shutterstock)

As primeiras suspeitas acerca da natureza exata da anomalia foram desde um asteroide ou material vulcânico a um submarino alemão da Guerra Fria e até mesmo um OVNI. Além disso, a equipe percebeu que o objeto provocava interferências em equipamentos elétricos localizados a menos de 200 metros de distância.

Leia mais:

Anomalia misteriosa do Mar Báltico era compilado de rochas

Na época, à NDTV (como reportado pelo Daily Mail), Dennis Åsberg, fundador e CEO da Ocean X Team, afirmou estar “100% convencido e confiante de que encontramos algo muito, muito, muito único. […] Honestamente, tem que ser alguma coisa.”

A descoberta, claro, atraiu a atenção do mundo inteiro. Felizmente, não demorou até que o mistério fosse revelado – e a verdade é muito mais simples do que algumas teorias sugeriam.

Mistério desvendado: anomalia no Mar Báltico era compilado de rochas. (Imagem: shipfactory/Shutterstock)

O professor de geologia Volker Brüchert, da Universidade de Estocolmo, analisou amostras da anomalia e descobriu materiais como granito, gnaisse (rocha de origem metamórfica) e arenito, bastante comuns no Mar Báltico. Mas Brüchert também encontrou algo estranho: um único pedaço de rocha basáltica, que tem origem vulcânica.

Ao Live Science, Volker explicou como o basalto pode ter ido parar no local: “Como toda a região norte do Báltico é tão fortemente influenciada por processos de degelo glacial, tanto a feição quanto as amostras de rocha provavelmente se formaram em conexão com processos glaciais e pós-glaciais. Possivelmente essas rochas foram transportadas para lá por geleiras.”

O post Mistério de anomalia no fundo do Mar Báltico é revelado apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

China aprova acordo do TikTok, afirma secretário do Tesouro dos EUA

Astronauta mais jovem da China será lançado junto com ratos ao espaço

WhatsApp vai adicionar nova opção de segurança para usuários; veja como usar