Modo IA do Google chega ao Brasil com suporte para português; saiba como usar

O Modo IA do Google começou a ser liberado para usuários no Brasil. A ferramenta chega de forma gradativa e já aparece como opção na tela principal do buscador, tanto na versão web quanto nos apps para Android e iOS.

Apresentado no Google I/O 2025, o recurso funciona como um chatbot integrado à busca, mas com foco em fornecer respostas baseadas em informações recentes da web — em um modelo mais próximo ao Perplexity do que ao ChatGPT. 

A IA utiliza a técnica de query fan-out, que divide a pergunta em subtópicos e dispara múltiplas consultas simultâneas, permitindo que a Busca vá mais fundo em diferentes fontes e entregue resultados mais completos.

via GIPHY

Respostas multimodais e integração com o Lens

Além de texto, o Modo IA também é multimodal, ou seja, entende imagens. O usuário pode enviar uma foto da galeria ou tirada na hora e complementá-la com uma pergunta. Em uma demonstração, o Google mostrou o recurso em conjunto com o Google Lens, consultando o cardápio de um restaurante de comida coreana.

Outra novidade é a possibilidade de personalizar a forma como a resposta é apresentada. A IA pode gerar listas categorizadas, tabelas com nomes e links associados.

A lista com os links utilizados para elaborar cada trecho da resposta pode ser expandida ao tocar no ícone ilustrado com correntes ao final dos períodos.

Disponibilidade no Brasil

O recurso usa como base o Gemini 2.5 e está disponível para todas as contas. Em agosto, a empresa já havia antecipado que a chegada da função ao país estava próxima, mas sem revelar uma data. Agora, o lançamento começa a atingir gradualmente os usuários brasileiros.

Quando o Modo IA chegar para você, aparecerá uma opção com o nome “Modo IA” entre os botões na página principal do Google. Alternativamente, na tela de resultados, o Modo IA estará disponível como uma das abas do Google, junto com “Todas”, “Notícias” e “Imagens”.

Quer ficar por dentro das novidades em inteligência artificial, buscas e tecnologia? Continue acompanhando o TecMundo e siga nossos conteúdos no X, Instagram, Facebook e TikTok.

Related posts

Brasileiro usa mais IA do que estadunidense, diz pesquisa

Nova aposta da Tesla: como o Megablock pode revolucionar a energia

Tudo o que você precisa saber sobre Roblox