Moltbot: o agente de IA que viralizou por ‘realmente fazer coisas’ para você

O Moltbot (que antes se chamava Clawdbot) é um agente de inteligência artificial (IA) que atua como assistente pessoal. E tem chamado atenção por “realmente executar tarefas” em vez de apenas conversar. Criado pelo desenvolvedor Peter Steinberger, o projeto começou como uma ferramenta de uso pessoal e viralizou ao permitir que usuários controlem seus computadores e organizem suas rotinas em aplicativos comuns.

A ferramenta ganhou tanta força que influenciou até o mercado financeiro: causou uma alta nas ações da empresa de infraestrutura Cloudflare. No entanto, esse crescimento rápido trouxe problemas. Para começar, o nome original precisou ser trocado após um questionamento jurídico da empresa Anthropic (desenvolvedora do Claude). Além disso, especialistas começaram a alertar sobre riscos de segurança ao dar tanto acesso e autonomia a um agente de IA.

Moltbot: agente de IA que viralizou automatiza a vida digital, mas traz riscos

O diferencial do Moltbot é que ele funciona como um agente autônomo que roda diretamente no computador do usuário e não apenas na nuvem. Ele pode ser configurado para usar diferentes “cérebros” de IA, como os da OpenAI ou do Google, para executar tarefas como: marcar compromissos no calendário, enviar e-mails, preencher formulários e fazer check-in em voos. Heavy users relataram que configuraram o agente até para gerar áudios diários com resumos baseados em aplicativos de saúde e produtividade.

Porém, como o Moltbot tem permissão para executar comandos e ler arquivos em sistemas, ele abre uma brecha perigosa para ataques cibernéticos. Segundo a CEO da SocialProof Security, Rachel Tobac, disse ao The Verge, um criminoso poderia enviar uma mensagem maliciosa por rede social que, ao ser lida pela IA, a “enganaria” para “sequestrar” o computador da vítima. Esse tipo de falha, conhecida como injeção de prompt, ainda é um problema difícil de resolver no setor da IA (nem o Google Drive escapou).

Para usar o agente de IA com segurança atualmente, é necessário ter conhecimento técnico elevado e evitar instalá-la em computadores que guardem senhas ou dados bancários. A recomendação é rodar o Moltbot num servidor isolado ou em computadores secundários. Isso porque qualquer erro de configuração pode expor chaves de acesso e mensagens privadas na internet, por exemplo. Até um dos desenvolvedores do projeto reforça que os usuários devem ler atentamente os manuais de segurança antes de conectar o robô à rede.

O físico Roberto “Pena” Spinelli, que também é especialista em IA, comentou sobre o Moltbot no Olhar Digital News de terça-feira (27). Confira abaixo o que ele disse:

(Essa matéria também usou informações de TechCrunch.)

O post Moltbot: o agente de IA que viralizou por ‘realmente fazer coisas’ para você apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Os mais vendidos de janeiro na Shopee com até 66% OFF; confira seleção

Play Store libera 5 jogos grátis por tempo limitado! Resgate agora (28)

Galaxy Z Flip 7 ganha edição especial das Olimpíadas que você não poderá comprar