Nesta terça-feira (2), o TecMundo recebeu o relato anônimo de que a Monetarie, gestora de crédito digital, teria sofrido um ciberataque resultante no desvio de valores financeiros. Tratando-se de uma fintech e uma Sociedade de Crédito Direto (SCD), a empresa oferece empréstimos e financiamentos com capital próprio e de terceiros – o que reforça a gravidade do suposto incidente cibernético.
Breve, o material encaminhado ao TecMundo é oriundo de um grupo privado, e possui referências à Abfintechs – Associação Brasileira de Fintechs. Conforme detalhe em seu site oficial, a entidade atua como intermediário entre empresas do nicho e órgãos reguladores, além de promover a ‘geração de negócios’.
No texto, há recomendações para a contenção de danos futuros, ‘em caráter preventivo e emergencial’. Entre elas, há a sugestão para ‘reforçar o monitoramento contínuo de todas as transações financeiras’, ‘elevar níveis de autenticação e vigilância em todos os sistemas de pagamento’, e ‘Bloquear e reportar imediatamente valores recebidos da Monetarie SCD no dia de hoje’.
Até o momento, não há informações sobre os supostos valores financeiros subtraídos no caso.

Apesar da aparente gravidade no suposto comunicado, é importante ressaltar que ainda pode se tratar de um material falso – usado por agentes maliciosos para, por exemplo, desestabilizar as operações da Monetarie. Por esse motivo, o TecMundo tratará o relato como um rumor até que a Abfintechs confirme a autoria da mensagem, ou a Monetarie SCD confirme o incidente cibernético.
Reportagem em andamento O texto será atualizado diante de novas informações oficiais.