Enquanto BYD e GWM seguem crescendo no Brasil, uma outra montadora chinesa está interrompendo as operações. A Seres chegou ao país no final de julho do ano passado e agora está provendo uma reestruturação interna por tempo indeterminado.
Operação moderna e mudança de rumo
A empresa é parceira da gigante Huawei e prometeu um modelo de negócio diferenciado no Brasil.
A ideia original era não ter concessionárias por aqui e realizar todas as operações necessárias pela internet.
Pouco tempo depois, no entanto, a Seres mudou de ideia e abriu uma loja em São Paulo e outra no Rio de Janeiro.
Em 2024, a montadora emplacou apenas oito unidades, sendo cinco Seres 3 e três Seres 5, de acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
Os carros são importados de Xangai.
Pelo site oficial da companhia, os carros seguem disponíveis para compra no Brasil.
Leia mais
SUV confirmado no Brasil roda mais de 1.100 km sem abastecer
SUV elétrico blindado de fábrica virá para o Brasil; conheça o Seres 3
EUA x China: disputa no setor automotivo tem novo capítulo
Modelos disponibilizados pela Seres no Brasil
O modelo Seres 3 possui 4,38 metros de comprimento, 1,85 m de largura e 1,65 m de altura. O SUV vem com um motor elétrico instalado no eixo dianteiro. O trem de força gera 163 cavalos e 30,6 kgfm de torque, o suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos.
A bateria de 53 kW oferece 206 km de autonomia, já no padrão do Inmetro. Carregando em corrente contínua de 50 kW, a bateria vai de 20% a 80% em 38 minutos.
O tempo de carregamento de 0 a 100% em corrente alternada de 7 kW é de cerca de sete horas e meia, segundo a fabricante. O Seres 3 parte de R$ 199.990 e tem uma versão que já vem blindada de fábrica.
Já o Seres 5 é um SUV híbrido plug-in (PHEV), ou seja, também carrega na tomada e permite rodar por até 94 km usando apenas a bateria. Ele tem como rival modelos como o popular Toyota Corola Cross.
Embaixo do capô, o utilitário combina um motor 1.5 convencional com propulsão elétrica e bateria de 19,27 kW. O resultado é uma potência combinada de 176 cavalos. Seu preço é de R$ 394 mil e a marca também disponibiliza uma alternativa para vir blindado.
O post Montadora chinesa paralisa operações no Brasil apareceu primeiro em Olhar Digital.