Moraes exige retirada de mensagem do Telegram contra PL das fake news; pena é suspensão

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes emitiu uma decisão nesta quarta-feira, 10 de maio, exigindo que o aplicativo Telegram seja suspenso por 72 horas, caso não remova uma mensagem controversa relacionada ao PL 2630/2020, o Projeto de Lei das Fake News.

Além disso, a plataforma terá a obrigação de enviar um novo texto aos usuários para corrigir a alegação de desinformação.

Leia mais:

Como o Google sabe a imagem que você procura no buscador e no LensQuais as diferenças entre os buscadores Google, Bing e Yahoo? (2023)Como criar ou apagar um grupo de abas do Google Chrome no Android

A medida foi tomada um dia após o Telegram enviar mensagens aos seus usuários afirmando que o projeto de lei em questão resultaria no fim da liberdade de expressão.

Imagem: Natee Meepian/Shutterstock

Conforme determinado pela decisão, o Telegram terá que excluir todas as mensagens enviadas pela empresa no prazo de uma hora após a intimação. Além disso, a plataforma também terá que enviar uma nova mensagem aos usuários, dentro do mesmo prazo, com a seguinte declaração:

Por determinação do SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, a empresa Telegram comunica: A mensagem anterior do Telegram caracterizou FLAGRANTE e ILÍCITA DESINFORMAÇÃO atentatória ao Congresso Nacional, ao Poder Judiciário, ao Estado de Direito e à Democracia Brasileira, pois, fraudulentamente, distorceu a discussão e os debates sobre a regulação dos provedores de redes sociais e de serviços de mensageria privada (PL 2630), na tentativa de induzir e instigar os usuários a coagir os parlamentares.

Mensagem que Moraes determinou que o Telegram envie aos usuários

Caso o Telegram descumpra a determinação de remoção e envio das mensagens, Moraes ordenou a suspensão do aplicativo por um período de 72 horas.

O Telegram foi suspenso no Brasil no final de abril, por se negar a repassar dados de usuários investigados pela Polícia Federal relacionado a grupos neonazistas. Desde então, a justiça determinou a retomada do aplicativo de mensagens no Brasil.

Determinações de Alexandre de Moraes

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), emitiu cinco determinações em relação ao caso envolvendo o aplicativo Telegram. As medidas são as seguintes:

Remoção/exclusão da mensagem enviada pelo Telegram aos usuários na terça-feira, dentro de uma hora após a notificação da empresa.Envio de uma nova mensagem aos mesmos destinatários com o conteúdo especificado anteriormente.Em caso de descumprimento das medidas acima ou do prazo estipulado, o Telegram será suspenso em todo o país por um período de 72 horas.Mesmo que o aplicativo já esteja indisponível, será aplicada uma multa de R$ 500 mil por hora em caso de descumprimento das determinações.Os representantes do Telegram no Brasil deverão prestar depoimento à Polícia Federal em até 48 horas.

Essas medidas foram estabelecidas como consequência do envio de uma mensagem pelo Telegram que foi considerada desinformativa e prejudicial às instituições democráticas do país.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Moraes exige retirada de mensagem do Telegram contra PL das fake news; pena é suspensão apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Idec processa Anatel por mudanças em direitos de clientes de operadoras

Cibercriminosos chineses miram governos da América Latina em ataques cibernéticos em 2025

Rockstar estaria no fundo do poço após adiamento de GTA 6 e demissões: ‘Desmotivados’