Morre Jim Lovell, histórico astronauta comandante da Apollo 13

Morreu aos 97 anos o astronauta Jim Lovell, na última quinta-feira (7). Conhecido por ter comandado a missão Apollo 13, que teve seu dramático retorno à Terra acompanhado pelo mundo todo em 1970, Lovell é considerado um dos heróis da exploração espacial.

A informação foi confirmada pela NASA nesta sexta-feira (8). “De um par de missões pioneiras Gemini aos sucessos da Apollo, Jim ajudou nossa nação a trilhar um caminho histórico no espaço que nos levará às próximas missões Artemis para a Lua e além”, disse a agência em nota.

A carreira de Jim Lovell

Lovell desenvolveu interesse pela aviação ainda jovem e ingressou na Marinha dos Estados Unidos, onde se tornou piloto de testes. Formado em engenharia pela Universidade de Wisconsin-Madison, foi selecionado como astronauta pela NASA em 1962, integrando o chamado “New Nine” (o segundo grupo de astronautas do programa espacial americano).

Sua primeira missão foi a Gemini 7 (1965), onde, ao lado de Frank Borman, realizou um voo de 14 dias no espaço – um recorde de duração na época – e participou do primeiro encontro espacial entre duas naves (com a Gemini 6A). No ano seguinte, comandou a Gemini 12 (1966), última missão do programa, consolidando técnicas essenciais para futuras missões lunares.

Em 1968, Lovell fez parte da Apollo 8, a primeira missão tripulada a orbitar a Lua. Junto de Borman e William Anders, tornou-se um dos primeiros humanos a ver a Terra inteira do espaço e a testemunhar o “nascer da Terra” sobre a superfície lunar. A missão foi um marco na corrida espacial, dando aos EUA a dianteira contra a União Soviética.

Leia mais:

No entanto, foi a Apollo 13 (1970) que imortalizou seu nome. Como comandante da missão, Lovell deveria ser o quinto homem a pisar na Lua, mas uma explosão no tanque de oxigênio da nave forçou o aborto do pouso. Junto de Jack Swigert e Fred Haise, enfrentou condições extremas, incluindo falta de energia, escassez de água e risco de intoxicação por CO₂. Graças ao trabalho da equipe em terra e à sua liderança, os astronautas conseguiram retornar à Terra em segurança, transformando o que seria uma tragédia em um “fracasso bem-sucedido”.

Danos no Módulo de Serviço registrados pelos astronautas da Apollo 13. Crédito: NASA

Após a NASA, Lovell aposentou-se em 1973 e seguiu carreira no setor privado, trabalhando em empresas de telecomunicações e energia. Em 1994, publicou o livro “Lost Moon” (renomeado como “Apollo 13” após o filme), que narra sua experiência na missão. A obra inspirou o filme homônimo de 1995, no qual foi interpretado por Tom Hanks.

O post Morre Jim Lovell, histórico astronauta comandante da Apollo 13 apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Telescópio no Chile captura imagem deslumbrante de “borboleta cósmica”

Netflix caiu? Streaming apresenta erros na estreia de Stranger Things Temporada 5

Resultado da Lotofácil de hoje: veja números e ganhadores do concurso 3547 (quarta, 26/11)