Todo motociclista está sujeito a passar pela situação de querer utilizar a moto para se locomover a algum lugar e simplesmente dar partida e ela não ligar. Em meio a isso, é normal que a pessoa fique sem saber o motivo do problema e perca ainda mais tempo buscando descobri-lo. Porém, saiba que é comum a bateria ser a causa do veículo não ligar.
Na sequência deste conteúdo, o Olhar Digital traz alguns sinais de que o problema pode estar sendo ocasionado pela bateria. Continue a leitura e confira!
Leia mais:
- 5 cuidados essenciais para se ter com a bateria da moto
- 5 motos que você pode dirigir sem CNH
- Quais os tipos de motos? Conheça modelos e vantagens de cada um
6 sinais de que a moto não funciona devido a um problema na bateria
Ao tentar ligar a moto você deve prestar bastante atenção ao que aparece no painel, além de outros comportamentos do veículo. Os sinais também podem ser dados enquanto você está pilotando a motocicleta. Veja a seguir!
1. Moto totalmente sem energia

(Imagem: Harley-Davidson / Unsplash)
Se a sua moto não apresenta nenhum sinal de energia, existe uma chance bem grande de a bateria ter arriado ou até mesmo estar descarregada. Nesse caso, você pode tentar fazê-la pegar no tranco ou até mesmo carregar o componente utilizando um carregador portátil. Se não for possível, procure uma oficina ou acione o seguro do seu veículo.
2. Painel e luzes piscam e apagam ao tentar dar partida

Se você está dando partida na moto e o painel começar a piscar, saiba que esse é um sinal de que a bateria não está com a carga suficiente, pois provavelmente está tirando energia das luzes para tentar ligar a moto.
3. Moto morre do nada durante a corrida

O primeiro sinal de que a bateria está com problema geralmente é dado enquanto o veículo está em movimento, diferente de quando a moto está estacionada durante horas ou dias e você tenta ligar e ela não pega.
Então, se o motor do veículo desligar de forma repentina enquanto você está se locomovendo com a motocicleta, saiba que é um indício de que a bateria pode estar fraca. Isso porque o componente é responsável por levar energia para o sistema de ignição, fazendo o motor girar. Além disso, ele trabalha no controle de diversos componentes elétricos do painel.
4. Fios esquentando ou cheiro de queimado
O cheiro de queimado é algo que pode ser sentido facilmente pelo motociclista caso esteja ocorrendo algum problema de curto-circuito na moto, podendo ser inclusive na bateria. Ao notar isso, o recomendável é levar o veículo até a oficina mais próxima para que seja identificado o problema.
Já a questão dos fios esquentando, se você não possui conhecimento técnico para fazer essa análise, provavelmente só terá esse tipo de diagnóstico quando levar a moto a uma oficina.
5. Fusíveis bons, mas sem corrente no circuito

Você tem conhecimento técnico e sua moto não está ligando? Uma avaliação possível de ser feita é nos fusíveis. Verifique se eles estão bons e se tiverem, realize um teste de continuidade utilizando um multímetro. Caso não haja corrente, o problema pode estar na bateria.
6. Som de clique no relé, mas sem acionamento do motor

O relé de partida é um acessório elétrico essencial para motos. Ele trabalha como um interruptor que faz o controle da corrente elétrica que vai para o motor de partida. Dessa forma, ao girar a chave de ignição ou apertar no botão de partida, o relé é ativado, fazendo a bateria enviar energia ao motor de partida e possibilitando o funcionamento da moto.
Se o relé apresenta um som de clique, mas o motor não é acionado, pode ser que a bateria de sua moto esteja com algum problema.
O post Moto não liga? 6 sinais de que o problema pode ser a bateria apareceu primeiro em Olhar Digital.