Mudança do consumidor: Como a transformação digital muda o novo varejo?

Pós pandemia, muito se fala em como os negócios podem mudar a forma de atuação das empresas e como elas podem aderir às práticas mais adequadas ao novo perfil do consumidor. O varejo percebeu que a jornada de compra mudou e agora é híbrida, com cliente tendo mais possibilidades de adquirir um produto, podendo iniciar a sua jornada no ambiente digital e concluí-la na loja física, por exemplo. 

Claro que, com as mudanças, é preciso realizar adaptações e, neste momento, a transformação digital vem para ajudar no atendimento ao novo consumidor. Segundo o estudo “Transformação Digital no Varejo Brasileiro” da SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), em parceria com OasisLab Innovation Space, 87% das empresas afirmam ter ações de transformação digital em seus negócios. Ou seja, em um mercado que está em constante mudança, é importante que os varejistas compreendam e se adaptem ao novo formato. 

Leia mais:

Motorista de carro Tesla usando Autopilot é acusado de dois homicídios após acidente fatalAnalista desmonta Tesla Model 3 e fala da qualidade de produçãoYoutubers transformam Tesla Model 3 em um tanque de 6 toneladas

Sabemos que isso é algo desafiador, principalmente para o pequeno varejo, que não tem a estrutura de grandes varejistas para se adaptar rapidamente. Inclusive, para eles, é ainda mais difícil por não terem presença no digital e não utilizarem ferramentas tecnológicas que possam auxiliar na administração do seu negócio.

Ainda segundo o estudo, aqueles que aderirem à transformação digital conquistam muitos benefícios, como constatado na pesquisa: aumento das vendas (87%), aumento do engajamento dos clientes (76%) e a expansão do tráfego web/mobile (50%). Importante dizer que, com o novo perfil de cliente, é preciso entender que a transformação digital faz parte do momento atual, e para se conquistar bons resultados é preciso aderi-la.

Automatização de processos, uso de chatbots para respostas, mensagens personalizadas e controle automatizado de reabastecimento de estoque, tudo isso fornece para o shopper uma melhor experiência, que contribui para que ele chegue no final da jornada com seu objetivo concluído, que é a compra. Por isso, os varejistas não podem passar despercebidos por essas novas tendências.

Uma forma clara de como a transformação digital auxilia o varejo e como essas mudanças vêm acontecendo neste mercado, são as novas formas de pagamento. As novas soluções tecnológicas que surgiram possibilitam que as transferências sejam realizadas com mais comodidade facilitando a vida, tanto do cliente quanto do varejista. 

Portanto, os varejistas devem estar atentos às mudanças, a fim de se adequarem ao novo perfil de consumidor e às novas tendências. Dessa forma, é possível realizar alterações no negócio e conseguir aumentar as vendas e o engajamento dos clientes. 

Cleiton Coradelli é CMO (Chief Marketing Officer) da Gofind

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Mudança do consumidor: Como a transformação digital muda o novo varejo? apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Novo exame gratuito para detectar vírus do HPV já está disponível no SUS

Como assistir aos filmes do Coringa na ordem? Veja lista!

Quais são as estradas mais perigosas do Brasil? Veja o ranking das 10 piores para dirigir