A rede social X vai trocar a gerência executiva em breve. Linda Yaccarino, que ocupou o cargo por dois anos e acompanhou a mudança da plataforma anteriormente chamada de Twitter, anunciou nesta quarta-feira (9) a saída da empresa.
Em uma postagem na própria plataforma, Yaccarino disse que teve “dois anos incríveis” na empresa e agradeceu o dono da rede social, Elon Musk, pela oportunidade de “proteger a liberdade de expressão, fazer uma reviravolta na empresa e transformar o X no App de Tudo”.
After two incredible years, I’ve decided to step down as CEO of 𝕏.
When @elonmusk and I first spoke of his vision for X, I knew it would be the opportunity of a lifetime to carry out the extraordinary mission of this company. I’m immensely grateful to him for entrusting me…
— Linda Yaccarino (@lindayaX) July 9, 2025
“X é verdadeiramente uma praça digital para todas as vozes e o sinal cultural mais poderoso do mundo (…) Estarei torcendo por todos vocês enquanto vocês continuam mudando o mundo”, escreveu a executiva no texto de despedida. Ela também elencou algumas das mudanças promovidas em sua gestão, como fortalecer as Notas da Comunidade e uma ainda não anunciada plataforma de pagamentos, o X Money.
Por que ela está de saída?
Linda não citou o motivo que a levou a sair do cargo e nem há quanto tempo a decisão foi tomada. No dia anterior, porém, o Grok — IA oficial do X e incorporada à rede — virou o centro das atenções por um motivo bastante negativo.
Após ser reconfigurado a mando do próprio Musk para ser “menos politicamente correta”, o Grok passou a abertamente defender ideias antissemitas, citar o ditador nazista Adolf Hitler como uma referência de líder e até se autonomear “MechaHitler“. Após várias postagens de tom até criminoso, o Grok teve as respostas em textos temporariamente desabilitadas e removeu as publicações.
Grok says Elon Musk tweaked the AI to “dial down the woke filters” and now it is apparently a full-blown Nazi pic.twitter.com/ymUhmTIQs6
— MeidasTouch (@MeidasTouch) July 8, 2025
Até o momento, Musk não explicou o ocorrido e não se desculpou pelas postagens ofensivas da IA, citando apenas em seu perfil que “nunca há um momento de tédio” na plataforma. Yaccarino também não se manifestou a respeito do caso.
Quem é Linda Yaccarino
Linda assumiu oficialmente o cargo no então Twitter em maio de 2023. Ela foi indicada pelo próprio Musk, que até então estava provisoriamente no cargo.
Formada em Telecomunicações pela Penn State University, nos Estados Unidos, ela é especializada em anúncios para plataformas de mídia e, antes do trabalho na rede social, foi chefe de vendas no conglomerado NBCUniversal. Até por esse currículo, o seu principal objetivo no X foi manter e captar anunciantes — uma tarefa difícil desde o início da compra do serviço por Musk em especial pelo comportamento do executivo e a flexibilização da moderação na plataforma.

Ao longo dos dois anos, ela foi uma figura pouco atuante fora da bolha da rede social: Musk continuava sendo a pessoa que divulgava e aparentemente tomava decisões dentro da companhia, enquanto Linda tendia a concordar com as mudanças promovidas pelo bilionário.
Em uma das mudanças mais recentes, o X foi “adquirido” pela x.AI, empresa de inteligência artificial (IA) do próprio empresário. A companhia, atual dona tanto do Grok quanto do X, recentemente recebeu o equivalente a US$ 10 bilhões em uma rodada de financiamentos para melhorar a própria infraestrutura.
- Leia também: O atleta fitness que ataca as Big Techs e a cultura incel na internet – TecMundo Entrevista
Sabia que o YouTube completou recentemente 20 anos no ar? Relembre fatos e curiosidades da plataforma neste especial!