Mudanças climáticas podem tornar cultivo de alface inviável no Brasil

Um estudo da Embrapa alerta que o aumento da temperatura devido às mudanças climáticas pode tornar o cultivo de alface em campo aberto praticamente impossível durante o verão, dentro de cerca de 50 anos.

Segundo os pesquisadores, até 97% do território brasileiro terá risco climático alto ou muito alto para a hortaliça, mesmo no cenário mais otimista.

Calor extremo ameaça cultivo de alface em campo aberto no Brasil – Imagem: ephotoshot/Shutterstock

Detalhes do estudo

  • O estudo analisou dados climáticos históricos do Inpe e projeções do IPCC, considerando dois cenários.
  • Otimista (RCP 4.5): aumento de 2 °C a 3 °C até o final do século; verão com temperaturas entre 23,4 °C e 41,2 °C, deixando 79,6% do país com risco alto e 17,4% muito alto.
  • Pessimista (RCP 8.5): aumento de até 4,3 °C; verão entre 25,4 °C e 45 °C, com 87,7% do território em risco muito alto.

Leia mais

Mapas de risco climático mostram que até 2100 a maioria do território brasileiro ficará com condições desfavoráveis para o cultivo de alface – Imagem: eakkkk – Shutterstock

Alface e calor excessivo não combinam

A alface é sensível ao calor, exigindo temperaturas amenas (inferiores a 22 °C para germinação) e boa umidade. Altas temperaturas podem causar tipburn (a queima das bordas), florescimento precoce e folhas amargas, prejudicando a qualidade e a produtividade.

Para enfrentar o desafio, a Embrapa investe em cultivares mais tolerantes ao calor, como a BRS Mediterrânea, e sistemas de produção adaptados, além de usar inteligência artificial para gerar mapas de risco climático e planejar estratégias para outras hortaliças, como tomate, batata e cenoura.

Atualmente, a maior parte da alface no Brasil ainda é cultivada em campo aberto, com produção anual de 671,5 mil toneladas (IBGE, 2017), sendo São Paulo o maior produtor.

Dados mais recentes da Conab indicam que as Ceasas comercializaram 4,6 mil toneladas em agosto de 2025, com destaque para São Paulo, Curitiba e Fortaleza.

O estudo reforça a urgência de adaptar os sistemas produtivos de hortaliças às mudanças climáticas, garantindo a sustentabilidade da produção diante do aumento das temperaturas.

Pesquisadores da Embrapa defendem adoção de cultivares resistentes e sistemas adaptados ao clima – Imagem: nnattalli – Shutterstock

O post Mudanças climáticas podem tornar cultivo de alface inviável no Brasil apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Nintendo anuncia Direct para sexta (12) que pode ter grandes jogos para Switch 2

Estudo brasileiro revela segredo sobre câncer colorretal

Anthropic: acordo em caso de direitos autorais pode ir pelo ralo