A NASA anunciou a seleção de sua 24ª turma de astronautas – os ASCANs – escolhidos entre mais de 8.000 candidatos. O grupo, composto por seis mulheres e quatro homens, é o primeiro da história da agência em que as mulheres são maioria.
Eles passarão por dois anos de treinamento rigoroso no Centro Espacial Johnson, no Texas, antes de estarem aptos para missões à Estação Espacial Internacional (ISS), à Lua e, no futuro, a Marte.

Treinamento intenso e diversidade de perfis
- O programa inclui treinamento em robótica, sobrevivência em terra e água, geologia, russo, medicina espacial e simulações de caminhadas espaciais.
- Sete dos selecionados tem experiência militar e todos os 10 são cientistas ou engenheiros – incluindo uma geóloga que ajudou a definir os objetivos da missão Artemis III.
- Entre os novos ASCANs está Anna Menon, que já esteve no espaço na missão Polaris Dawn da SpaceX em 2024 e participou da primeira caminhada espacial privada da história.
- Ela e a colega Sarah Gillis estabeleceram o recorde de maior distância da Terra alcançada por mulheres.
- O Olhar Digital falou mais sobre cada um dos 10 astronautas separadamente. Leia aqui.

Leia mais:
- Agências espaciais: o que são e para que servem
- NASA estuda como eliminar bactérias que prejudicam a ISS e astronautas
- “Aranhas” de Marte podem revelar segredos sobre o solo marciano
Primeira mulher na Lua
Os selecionados alimentarão o programa Artemis, que pretende colocar a primeira mulher na Lua e levar os primeiros humanos a Marte.
“Os 10 homens e mulheres sentados aqui hoje personificam a verdade de que, nos Estados Unidos, não há limites para o que um sonhador determinado pode alcançar – até mesmo ir ao espaço”, declarou Sean Duffy, administrador interino da NASA.

O post Mulheres são maioria no novo grupo de astronautas da NASA apareceu primeiro em Olhar Digital.