Mundo vai perder o segundo bissexto em breve

O segundo bissexto é uma aplicação periódica, assim como o ano bissexto, que visa manter a hora civil e o período de rotação da Terra sincronizados. O que acontece é que o tempo em que a terra leva para dar uma volta em torno de si mesma não é exatamente igual ao marcado no relógio. A “lentidão” do nosso planeta faz com que um segundo seja introduzido no nosso calendário para ficarmos sincronizados como o relógio astronômico. Entretanto, a Conferência Geral de Pesos e Medidas decidiu pelo fim do segundo bissexto até 2035

Cientistas e representantes do governo reuniram-se no Palácio de Versalhes, na França, na última sexta-feira (18) para tomar a decisão. Os segundos bissextos geralmente passam despercebidos para gente, já que geralmente são adicionados às 23:59:59 dos dias 30 de junho e/ou 31 de dezembro. Entretanto para sistemas que exigem um fluxo de tempo exato e ininterrupto, como redes sociais, telecomunicações e satélites, um segundo pode atrapalhar muito. 

A medida foi aprovada pelos 59 países membros da International Bureau of Weights and Measures (BIPM). Alguns países já queriam a mudança para 2025 ou 2030, entretanto a Rússia defendia a exclusão do segundo bissexto somente a partir de 2040. Portanto, 2035 foi definido como um meio termo.

Leia mais:

A história dos dez dias que não existiramArqueólogos encontram evidência mais antiga de uso do calendário maiaChega de fotos ruins! Inteligência Artificial cria fotos falsas para suas redes sociais

O segundo bissexto

O tempo adotado pelos humanos baseia-se nos movimentos das Terra, seja na rotação para os dias ou translação para os anos. Mas com o surgimento dos relógios atômicos de altíssima precisão, percebeu-se que o tempo astronômico e a hora civil não eram exatamente sincronizados. Portanto, o Tempo Universal Coordenado (UTC), organização responsável pela cronometragem global, visa conciliar um com o outro, assim sempre que eles se afastam 0,9 segundo um do outro adiciona-se um segundo bissexto. 

Agora com a mudança, uma nova forma de compensação desse tempo excedente precisa ser apresentada. A ideia mais aceita tem sido a que propõe que o tempo astronômico e o tempo universal coordenado sejam sincronizados quando estiverem 1 afastados um do outro. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Mundo vai perder o segundo bissexto em breve apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

11 séries clássicas da HBO Max que todo mundo deveria assistir

Quais vilões aparecem no trailer de Marvel’s Wolverine? Conheça o elenco do novo exclusivo de PS5

Deepfakes de IA: como apps “nudify” ameaçam a privacidade