Musk pediu apoio de Zuckerberg em oferta bilionária pela OpenAI

Elon Musk tentou contar com o apoio de Mark Zuckerberg, CEO da Meta, para financiar uma oferta de US$ 97,4 bilhões pela OpenAI no início de 2025. A informação foi revelada em documentos judiciais divulgados nesta quinta-feira (21).

O pedido aparece em meio a um processo em andamento entre Musk e a própria OpenAI, aberto no ano passado, como relatou o CNBC. O caso está sendo analisado em um tribunal federal no norte da Califórnia, onde recentemente foi autorizada a continuidade das ações de defesa da OpenAI contra Musk, que cofundou a empresa em 2015 ao lado de Sam Altman e outros.

Elon Musk tentou apoio de Mark Zuckerberg para aquisição da OpenAI (Imagem: Frederic Legrand – COMEO / Shutterstock.com)

Proposta e disputa judicial

Segundo o processo, Musk enviou uma carta de intenção (LOI, na sigla em inglês) a Zuckerberg, em fevereiro deste ano, para discutir potenciais acordos de financiamento ou investimentos na tentativa de compra da OpenAI. No entanto, nem o executivo da Meta nem a companhia assinaram o documento.

O movimento aconteceu em um momento de forte atrito entre Musk e Altman. Enquanto a OpenAI recebia bilhões em aportes da Microsoft e avançava como referência em inteligência artificial generativa, Musk demonstrava insatisfação com a transformação da organização em uma empresa com fins lucrativos.

Microsoft e OpenAI tem parceria bilionária (Imagem: DANIEL CONSTANTE / Shutterstock.com)

Rivalidade com a OpenAI

Em paralelo, Musk lançou a xAI em 2023, com o objetivo de criar uma concorrente direta da OpenAI. Mais tarde, ele processou a companhia alegando quebra de contrato e tentando barrar sua mudança de estrutura para uma empresa de capital aberto.

A OpenAI, em contrapartida, afirma que a tentativa de aquisição de Musk foi um “sham bid” — uma oferta simulada que teria prejudicado os negócios da companhia. Além disso, acusa o bilionário de adotar práticas de “assédio” por meio de ações judiciais, declarações públicas e ataques em redes sociais.

Meta no centro da disputa

Os documentos apresentados à Justiça revelam que a OpenAI solicitou acesso a comunicações entre Musk, Zuckerberg e a Meta sobre a proposta de aquisição. A empresa argumenta que essas informações seriam relevantes para o processo.

Apesar disso, a Meta contestou o pedido, afirmando que a solicitação seria excessivamente onerosa e que a OpenAI deveria buscar os registros diretamente com Musk e a xAI. Procurada pelo CNBC, a companhia preferiu não comentar o assunto.

A Meta contesta o pedido para entregar acesso a comunicações sobre a proposta de aquisição (Imagem: gguy / Shutterstock.com)

Leia mais:

Investimentos em IA

Ainda nos autos, a OpenAI destacou que a Meta tem investido pesadamente no desenvolvimento de suas próprias tecnologias de IA, chegando a oferecer pacotes de remuneração acima de US$ 100 milhões a pesquisadores de ponta e tentando atrair funcionários da rival.

O advogado de Musk, Marc Toberoff, não respondeu aos pedidos de posicionamento do CNBC sobre o caso.

O post Musk pediu apoio de Zuckerberg em oferta bilionária pela OpenAI apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Senado aprova fim da cobrança de roaming em viagens no Mercosul

Golpe usa Office 365 para roubar credenciais de pessoas

Criadores de A Mulher da Casa Abandonada cogitam transformar história em filme no estilo Oscar