Musk: “Se eu desativasse a Starlink, o exército ucraniano entraria em colapso”

Neste domingo (9), o bilionário Elon Musk publicou, no X, sobre a importância da internet provida por sua empresa, a Starlink, para o exército ucraniano. Segundo o empresário, sem o serviço via satélite, as linhas de frente da Ucrânia “entrariam em colapso“.

“Literalmente desafiei [Vladimir] Putin para uma luta física um contra um pela Ucrânia e meu sistema Starlink é a espinha dorsal dos militares de Kiev. Toda a sua linha de frente entraria em colapso se eu o desligasse“, disse.

Segundo Musk, sem sistema de internet de sua empresa, os russos bloqueariam ascomunicações ucranianas (Imagem: AdrianHancu/iStock)

Contudo, Musk descartou quaisquer chances de desligar a Starlink na Ucrânia. “Para ser extremamente claro, não importa o quanto eu discorde da política da Ucrânia, a Starlink nunca será desligada no país. Sem nossa empresa, os russos poderiam bloquear todas as outras comunicações e nós nunca faríamos tal coisa”, enfatizou.

Leia mais:

Musk, Starlink e relação com outras nações

  • Após as falas de Musk, o governo da Polônia, que paga pelos serviços da Starlink na Ucrânia, disse que buscará outra provedora caso a da companhia estadunidense “não se mostre confiável“;
  • “A Starlink na Ucrânia é paga pelo Ministério polonês da Digitalização por um valor de U$S 50 milhões [R$ 288,41 milhões, na conversão direta] por ano“, disse o ministro das Relações Exteriores do país, Radosław Sikorski;
  • Sikoski foi prontamente respondido por Musk: “Fique quieto, homenzinho. Você paga uma pequena parte do custo. E não existe nada que possa substituir a Starlink”, frisou.

Vale lembrar que o bilionário sul-africano, além de ser dono de X, Tesla, SpaceX, Starlink, The Boring Company e xAI, está à frente do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE, na sigla em inglês).

O órgão foi implantado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que, na semana passada, bateu boca com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em reunião no Salão Oval da Casa Branca, abalando as relações entre os países. Contudo, os ucranianos receberam apoio da maioria dos países europeus.

Trump e Zelensky discutiram, na semana passada, em encontro na Casa Branca, azedando a relação entre os países (Imagem: Joshua Sukoff/Shutterstock)

O post Musk: “Se eu desativasse a Starlink, o exército ucraniano entraria em colapso” apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Cupom Vaio | 63% off – Novembro 2025

Microsoft Teams começa a testar bloqueio de prints das reuniões

O que significa Pluribus? Entenda nome da nova série do Apple TV