Não adianta chorar: Anatel comenta sobre queda da BTV e reclamações de usuários

Após a queda de serviços piratas como a BTV e UniTV, e muitas queixas de usuários em plataformas como o Reclame Aqui, a Anatel emitiu um comunicado sobre o assunto. O órgão foi enfático e esclareceu que os consumidores que adquiriram produtos ou serviços ilegais não possuem qualquer direito de reclamação, justamente por terem contratado algo que opera fora da lei. 

O posicionamento veio em meio a um aumento expressivo de relatos sobre TV Boxes, como BTV Stick e outros dispositivos, que deixaram de funcionar repentinamente nos últimos dias. Os casos ocorreram após uma nova fase da Operação 404, que combate a pirataria e já derrubou serviços como o My Family Cinema

Usuário perde direitos e corre riscos ao usar TV Box pirata

Em comunicado enviado ao Minha Série, a Agência Nacional de Telecomunicações ressaltou que o usuário perde os direitos de reclamação formal, em serviços como o Procon, ao contratar um serviço pirata. Além disso, o órgão reforça que produtos ilegais podem trazer riscos.

“Os consumidores que adquiriram produtos ou serviços ilegais não possuem amparo legal para reclamações, uma vez que contrataram serviços criminosos. A Anatel orienta que a melhor proteção é a prevenção, evitando a aquisição de produtos e serviços piratas”, diz o comunicado.

“A Anatel destaca que dispositivos não certificados podem trazer riscos elétricos, falhas de segurança e até exposição de toda a rede doméstica a criminosos”

A Agência também reforçou uma série de alertas de prevenção — que, segundo ela, são a única forma real de evitar prejuízos. Entre as principais recomendações estão verificar se o aparelho possui selo de homologação, desconfiar de preços muito abaixo do mercado e evitar compras de fornecedores sem identificação clara. 

A Anatel destaca que dispositivos não certificados podem trazer riscos elétricos, falhas de segurança e até exposição de toda a rede doméstica a criminosos, já que muitos desses equipamentos vêm modificados para acessar conteúdo ilegal. “Dispositivos sem certificação podem ser acessados por criminosos, expondo toda a rede doméstica”, reforça o órgão.

O posicionamento da Anatel é similar ao do Procon-SP, que também enviou um comunicado ao Minha Série na época da queda de uma série de streamings ilegais. O órgão de proteção ao consumidor ressalta que os usuários devem ficar longe de produtos ilegais, já que não é possível atuar dentro da lei para buscar reembolso.

Anatel ressalta que não é a única a promover o combate à pirataria no Brasil.

“Se o vendedor não responder ou se recusar a assumir a responsabilidade pela venda, o consumidor poderá registrar uma reclamação no Procon da sua cidade ou estado, ou procurar o Poder Judiciário e denunciar à Polícia”, diz o órgão.

Anatel não é a única responsável pelo combate à pirataria

No comunicado, a Agência lembrou que trabalha em parceria com outros órgãos, como a Ancine, o Ministério da Fazenda, o Conselho Nacional de Combate à Pirataria e operações em andamento com o Eco Digital. A Anatel também afirma que intensificará ações com marketplaces para restringir a venda de produtos não homologados.

Apesar de aparecer como protagonista em operações contra pirataria, a Anatel explicou que seu papel é mais limitado do que muitos imaginam. A Agência atua em duas frentes: regulação das operadoras de telecomunicações e certificação de equipamentos

Segundo a agência, o trabalho com operadoras envolve supervisionar cerca de 16 mil prestadoras de banda larga fixa e móvel, coordenar bloqueios determinados por decisões judiciais e fiscalizar TV Boxes irregulares.

A instituição também é responsável pela homologação de dispositivos eletrônicos — incluindo TV Boxes — e já apreendeu mais de 1.600 aparelhos sem certificação. Além disso, determinações de bloqueio de IPs e URLs usados por equipamentos não homologados passam por sua coordenação.

No entanto, quando o assunto é conteúdo audiovisual, a Anatel reforça que a responsabilidade é da Ancine, que emite as ordens de bloqueio relacionadas a violações de direitos autorais. O papel da Anatel é comunicar essas ordens às operadoras e garantir que elas sejam implementadas, mas ela não decide quais serviços devem ser bloqueados. 

“A Agência não possui um ‘botão de bloqueio’”, reforçou o órgão. “Seu papel é coordenar a implementação das decisões junto às prestadoras de serviço.”

Riscos para usuários de serviços piratas

Produtos como a BTV ganham a atenção de usuários graças ao seu custo-benefício e praticidade. No entanto, o custo de usar esse tipo de produto pode vir na parte da segurança, segundo a Anatel.

Entre os riscos citados pela agência, estão vulnerabilidades graves: desde falhas de segurança cibernética até a possibilidade de o endereço IP do usuário ser utilizado em práticas criminosas. No caso das TV Boxes, há ainda riscos elétricos, já que muitos desses dispositivos não seguem padrões mínimos de segurança e podem causar choques ou incêndios.

Usar serviços piratas pode trazer riscos à segurança. Imagem Shutterstock.

Para serviços de streaming ilegais, o principal problema é a falta absoluta de garantias: não existe suporte, contrato válido ou fornecedor identificável. Se o serviço cair — como ocorreu com a BTV — o consumidor perde tudo o que pagou.

Apesar disso, o órgão afirma que a única proteção real para o consumidor é evitar produtos piratas. “A melhor proteção é a prevenção”, reforçou a Agência — especialmente em meio a um cenário de instabilidade crescente envolvendo plataformas ilegais.

Mesmo com a caça contra as plataformas piratas, a tendência é que os serviços continuem existindo. Em reportagem aqui no TecMundo, contamos a realidade de usuários do serviço: enquanto algumas pessoas reclamaram por não ter suporte em sua TV Box pirata, outros usuários já estavam cientes da possível queda e prontos para embarcar em uma nova plataforma ilegal – confira mais detalhes aqui.

E aí, qual a sua opinião sobre o assunto? Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!

Related posts

One UI 8.5 vai bloquear apps que enviam anúncios pelas notificações

Caixa e Sicredi fora do ar? Instituições financeiras instáveis nesta quinta-feira (04)

Após Roblox, Rússia bloqueia FaceTime e Snapchat