Quem não gosta de aplicativos arbitrários em seu computador vai precisar se acostumar com o novo Microsoft 365 Copilot. A Microsoft anunciou que a nova versão do software será automaticamente instalada em máquinas com Windows 11 a partir de outubro, e isso vai desagradar muitos usuários.
Se nas próximas semanas um novo ícone aparecer na sua barra de tarefas, a culpa é da Microsoft. A empresa colocará esse app nos computadores e não revelou se será possível removê-lo normalmente pelo menu de desinstalações, e sequer mencionou como será o funcionamento do aplicativo de maneira mais aprofundada.
Ao que parece, a adição do Microsoft será similar a do próprio Copilot, que vem por padrão no Windows 11 e tem até tecla própria na maior parte dos novos notebooks. Vale salientar que a própria tecnologia de IA do Copilot já está integrada em diversas outras plataformas da companhia, então a existência desse novo app é intrigante.

Vale notar que os únicos não afetados por essa mudança serão os usuários residentes na EEE (Espaço Econômico Europeu). Na região, é necessário que as próprias pessoas expressem clara permissão para mudanças como essas, diferente de outras partes do mundo, onde a instalação será mandatória.
Microsoft errou em tornar o app obrigatório?
O Microsoft 365 Copilot se apoia no homônimo pacote de aplicativos da companhia, como Excel, PowerPoint, Outlook, OneDrive, OneNote, Word, Teams, etc. A diferença é que nesse novo pacote haverá a inteligência artificial do Copilot embutida
O principal erro da Microsoft nessa estratégia nem é necessariamente a existência do Microsoft 365 Copilot, mas a obrigação de tê-lo. Inserir aplicativos nos sistemas dos usuários sem que eles queiram já se torna uma invasão de privacidade, e deve ser somente um recurso opcional.
- Leia também: Xbox lança IA que te ajuda a passar de fase nos games! Veja como funciona o Gaming Copilot
Para mais informações sobre aplicativos e inteligência artificial, fique de olho no site do TecMundo e não perca nada.