Home Variedade Não é só metanol: cervejaria paralisada por ataque de ransomware

Não é só metanol: cervejaria paralisada por ataque de ransomware

by Fesouza
2 minutes read

Enquanto o Brasil vive uma crise de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol, a maior cervejaria do Japão foi vítima de um ciberataque — para os consumidores, felizmente, aqui não há risco de morte. 

Um incidente na Asahi Group teria começado no último domingo, e nas últimas horas a empresa confirmou ser vítima de um ataque do tipo ransomware.

Informações detalhadas sobre dados vazados são escassas, mas a dimensão do problema parece ser grande. Embora a companhia continue fabricando certos produtos e bebidas, as cervejas e itens alcoólicos estão com a produção paralisada nos últimos dias e não há nenhuma expectativa de retorno no radar.

A Asahi comenta que já trabalha com especialistas para se livrar da crise, mas situações como essa raramente são resolvidas em pouco tempo. O ransomware é um tipo de ataque hacker que se infiltra no sistema da vítima, rouba e realiza a criptografia dos dados, enquanto os criminosos cobram um valor para não vazar ou devolver essas informações.

GettyImages-925623666.jpg
Ações da Asahi caíram 4% após o anúncio do ciberataque (Imagem: GettyImages)

Vale imaginar que dependendo do nível de confidencialidade dos arquivos vazados, a Asahi pode estar com sérios problemas. Cervejarias de alto escalão são conhecidas por seus segredos e misturas industriais impenetráveis, e não seria surpresa saber que os hackers fazem algum tipo de chantagem para não vazar as premiadas fórmulas da companhia.

Asahi domina cervejas japonesas

Fundada em 1889 com sede em Tóquio, a Asahi Group controla basicamente um terço do mercado de cervejas japonesas. É especulado que a companhia produz algo em torno de 100 milhões de hectolitros de cerveja por ano, ou seja, cerca de 10 bilhões de litros de bebidas anualmente.

  • Em 2024, a empresa registrou receita na casa dos US$ 20 bilhões (R$ 107 bilhões em conversão direta);
  • Além do Japão, a marca também tem certa presença em mercados europeus e da Oceania;
  • A companhia também é dona de marcas como Peroni, Pilsner Urquell, Grolsch e Fuller’s;
  • A Asahi Super Dry é o carro-chefe da empresa e uma das mais consumidas no Japão.

Com os problemas na produção das bebidas, diversos bares e restaurantes estão sofrendo com a escassez de cervejas para venda. Estima-se que a produção em mais de 30 fábricas domésticas foram suspensas por tempo indeterminado.

Para mais informações sobre golpes, ataques, e metanol em bebidas, fique de olho no site do TecMundo

You may also like

Leave a Comment