Não é só o TikTok! Montana aplica restrição a mais aplicativos; veja lista

O governador do estado americano de Montana, Greg Gianforte, anunciou nesta quarta-feira, 17 de maio, uma proibição estadual para o TikTok. Só que a medida não afeta apenas a plataforma de vídeos, mas também para outros aplicativos.

Leia mais:

TikTok: 10 maneiras de ganhar dinheiro na rede socialO que acontece quando você denuncia um vídeo no TikTok?Como saber quem deixou de seguir sua conta no TikTok

A proibição do TikTok se estende a todo o estado, enquanto outros aplicativos foram proibidos em dispositivos governamentais.Gianforte acusou os aplicativos Telegram, WeChat e Temu, bem como o CapCut e Lemon8, de estarem “ligados a adversários estrangeiros”.A ação do governador de Montana parece ter como alvo principal os aplicativos com vínculos com a China, considerando que as empresas proprietárias desses aplicativos (ByteDance, Pinduoduo e Tencent) estão sediadas no país.O Telegram é uma exceção, pois foi fundado na Rússia, mas atualmente tem sede em Dubai.Segundo Gianforte, o governo russo utiliza o Telegram para monitorar usuários e obter informações pessoais, confidenciais e sensíveis, possivelmente fazendo referência a um relatório da revista Wired de fevereiro.

A nova política de Montana entrará em vigor em 1º de junho. A lista de dispositivos que não poderão ter os aplicativos inclui “todos os telefones celulares, notebooks, tablets, computadores de mesa e outros dispositivos fornecidos pelo Estado que se conectam à internet”.

E a proibição não se aplicará apenas aos funcionários do governo: Gianforte afirma que “qualquer empresa terceirizada que conduza negócios em nome do Estado de Montana não poderá utilizar esses aplicativos”.

Gianforte já havia bloqueado o TikTok em dispositivos governamentais ou dispositivos conectados à rede estadual a partir de dezembro, e agora essa política é expandida para uma série de outros aplicativos populares.

Telegram também está “na mira” do governo de Montana. Imagem: Natee Meepian/Shutterstock

O WeChat e o Telegram Messenger são amplamente utilizados para troca de mensagens, por exemplo, e o aplicativo de compras Temu é atualmente o aplicativo gratuito mais popular nos Estados Unidos, disponível na App Store e no Google Play.

Caso os aplicativos estejam atualmente baixados em qualquer dispositivo, Gianforte determinou que sejam “imediatamente removidos”.

Apesar das alegações do governador de Montana de que é “amplamente documentado” que o TikTok fornece informações pessoais e dados ao Partido Comunista Chinês, não está claro se a ByteDance, empresa proprietária do aplicativo, realmente repassa esses dados ao governo.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Não é só o TikTok! Montana aplica restrição a mais aplicativos; veja lista apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Cantora britânica descobre álbum feito por IA em seu nome

EUA não estão preparados para novos desastres ambientais, alertam servidores

Celular com ar-condicionado? Veja como vai funcionar essa novidade da Realme