A Samsung começou a liberar o Android 15 e a One UI 7 para seus aparelhos mais antigos no Brasil na quinta-feira (24). Por isso, o novo sistema operacional voltou a ser mencionado no noticiário – principalmente em editorias voltada para tecnologia. Mas o que muda no Android 15?
Anunciado em 15 de outubro de 2024 pelo Google, o Android 15 trouxe diversas mudanças e funcionalidades novas. E as novidades não são apenas relacionadas a segurança.
Mais privacidade, controles diferentes, mudanças na câmera: as novidades do Android 15
As mudanças trazidas pelo Android 15 focaram em áreas como privacidade, segurança, experiência do usuário, desempenho e otimizações para dispositivos de tela grande e dobráveis.
Entre as principais novidades do Android 15, estão:
Mais privacidade e segurança
O Android 15 reforça a proteção dos dados do usuário com novas ferramentas. O sistema traz:
- Controles de permissão mais granulares para aplicativos (dificulta rastreio de localização sem consentimento explícito);
- “Theft Detection Lock” (Bloqueio por Detecção de Roubo), que usa IA para detectar se o aparelho foi roubado e bloqueá-lo automaticamente;
- “Private Space” (Espaço Privado), que armazena aplicativos sensíveis numa área com autenticação adicional (saiba como ativar recursos contra roubo);
- Possibilidade de gravar apenas parte da tela.
- Melhorias na proteção do endereço MAC em redes públicas;
Imagine que o seu celular tem uma espécie de identidade única e permanente, um código que é só dele, dado de fábrica. Pense nisso como a “placa do carro” do seu celular no mundo digital. É o endereço MAC.
Agora, pense nas redes públicas – por exemplo: os Wi-Fi que você encontra em shoppings, cafés, aeroportos, praças, etc. São redes abertas para todo mundo usar.
Quando o seu celular se conecta a uma dessas redes públicas, ele precisa se “identificar” para poder usar a internet. E essa identificação inclui enviar essa “placa do carro” (o endereço MAC).
Para proteger sua privacidade, o Android (já em versões anteriores, mas o Android 15 melhorou isso) tem um recurso que, ao se conectar a redes Wi-Fi, especialmente as públicas, ele usa uma “placa do carro” temporária e falsa para aquela conexão, em vez da placa real e permanente do seu aparelho.
Mudanças na experiência do usuário
- A navegação no sistema ganhou gesto de voltar preditivo, que oferece uma prévia da tela anterior;
- O controle de volume foi redesenhado, apresentando sliders maiores e mais claros para diferentes tipos de áudio (mídia, chamadas, notificações, alarmes) e acesso rápido às configurações de Bluetooth e Live Caption;
- Refinamentos visuais na paleta de cores e no modo escuro, além de mudanças na tipografia melhorar a legibilidade.
Desempenho e bateria
O Android 15 traz otimizações internas para melhorar a eficiência do sistema. Isso inclui:
- Gerenciamento de bateria mais inteligente;
- Tempos de inicialização de aplicativos mais rápidos;
- Otimizações no kernel para agendamento de threads mais eficiente.
Imagine o seu celular como uma cidade muito movimentada. O kernel é como se fosse o gerente de tráfego central dessa cidade digital.
- O trabalho dele é decidir qual “carro” (tarefa) pode usar qual “rua” (parte do processador) e em que momento;
- Ele organiza a fila de espera e dá a “vez” para cada tarefa usar os recursos do celular. Isso é o agendamento de threads.
Então, “otimizações no kernel para agendamento de threads mais eficiente” significa: esse gerente de tráfego ficou mais inteligente no Android 15.
Mudanças na câmera e mídia
O novo sistema operacional oferece mais controle para aplicativos de câmera de terceiros. Por exemplo: maior precisão no controle do flash e melhorias no desempenho em condições de pouca luz, por meio do “Low Light Boost”.
O Android 15 também adiciona suporte para o padrão de volume CTA-2075 com a API LoudnessCodecController. Para quê? Gerenciar inconsistências de volume entre conteúdos e aplicativos.
Sabe quando você está assistindo a um vídeo, ouvindo música ou jogando no seu celular, e de repente o volume fica muito alto ou muito baixo quando o conteúdo muda, ou quando você troca de aplicativo? Essas são as “inconsistências de volume”.
O padrão de volume CTA-2075 é como um “acordo” ou um “conjunto de regras” sobre qual deveria ser o volume ideal para diferentes tipos de sons e conteúdos (falas, músicas, efeitos sonoros, etc.). É um jeito de medir e definir o volume de forma mais “inteligente”.
A API LoudnessCodecController é a “ferramenta” que o Android 15 oferece para os desenvolvedores de aplicativos (quem faz o YouTube, Netflix, seus jogos, etc.). Essa ferramenta permite que os aplicativos “entendam” e “apliquem” essas regras do padrão CTA-2075 ao áudio que eles estão tocando.
Recursos para telas grandes e dobráveis
Dispositivos com telas maiores, como tablets e dobráveis, receberam atenção especial na atualização. Isso porque o Android 15 traz a possibilidade de criar pares de aplicativos para acesso rápido em tela dividida. E a opção de fixar e desafixar a barra de tarefas em dispositivos dobráveis.
Leia mais:
- Samsung One UI 7: veja o que muda na atualização
- 8 funções no Android que podem aprimorar a sua navegação no celular
- Android 16: veja o que esperar do novo sistema operacional do Google
Conectividade via satélite
O Android 15 introduz suporte nativo para conectividade via satélite. Isso permite que aplicativos utilizem essa tecnologia para enviar e receber mensagens sem depender de rede móvel (3G, 4G, 5G) ou Wi-Fi.
Outras novidades (para quem gosta de “tecniquês”)
- Suporte aprimorado para fontes variáveis OpenType;
- Controles mais granulares de quebra de linha em TextViews;
- Suporte a nível de sistema para arquivamento e desarquivamento de aplicativos;
- Novas APIs para obter insights sobre o uso de armazenamento por aplicativos e atualizações no Android Dynamic Performance Framework;
- Suporte para dispositivos MIDI 2.0 virtuais e decodificação de software AV1 mais eficiente.
O post Não é só segurança! Saiba o que muda no Android 15 apareceu primeiro em Olhar Digital.