Não falta falar: elétrico carro robô chinês “expressa emoções” por meio de voz

A Jidu, startup de veículos elétricos inteligentes do Baidu (o Google chinês), acaba de revelar seu Robo-01 que, como o próprio nome diz, é um carro robô dotado de alta tecnologia em inteligência artificial (AI). Sua composição hatchback de aparência futurista possui competência avançada de autonomia na direção e recursos aprimorados de… fala.

Exatamente. Em uma estrutura já muito próxima do modelo de produção, o Robo-01 da Jidu oferece voz em cena completa dentro e fora do carro, resposta de voz em milissegundos e assistente de voz inteligente offline. Assim, podendo “falar e compartilhar suas emoções”.

Respondendo ao motorista

Imagem: Divulgação/Jidu

Nas palavras da startup, há uma comunicação natural do veículo, com capacidade de interação humano-computador de integração multimodal. O Robo-01 reconhece com precisão as instruções das pessoas e responde às necessidades do usuário em tempo real “por meio de linguagem, visão, toque e outros métodos interativos”.

O Baidu investiu pesado em inteligência artificial na última década. Isso incluiu o uso extensivo de controle de voz, tecnologia de IA que a Baidu passou anos desenvolvendo e aperfeiçoando em produtos como alto-falantes inteligentes.

Design futurista do carro robô

Em termos de design, podem ser destacadas as portas que abrem para cima (na frente) e para trás (para os passageiros da parte traseira). A Jidu removeu as maçanetas, dando outro toque próprio para o desenho do carro robô, que conta ainda com faróis de pixel baseados em IA que permitem ao veículo se comunicar com base em sua própria percepção do ambiente.

Imagem: Divulgação/Jidu

Em seu interior, há assentos de corrida e uma grande tela que cobre todo o painel. Enquanto isso, o volante retrátil com garfo alimentado pela tecnologia Steer-by-Wire da Jidu pode dobrar durante o modo de direção autônoma.

De acordo com a startup, essa tecnologia de autonomia na direção utiliza dois chips Nvidia Orin X, com o Robo-01 sendo equipado com trinta e um sensores externos. Isso inclui dois LiDAR capazes de mapear a estrada à frente em 3D (que saem do capô quando ativados), cinco radares de ondas milimétricas, doze radares ultrassônicos e doze câmeras.

Imagem: Divulgação/Jidu

A tecnologia de condução autônoma do carro robô da Jidu está sendo baseada em uma versão customizada da Apollo, uma plataforma aberta desenvolvida pela Baidu e usada por dezenas de montadoras na China. Apesar de estar agora com 90% do que será sua verdadeira face quando começar sua produção, a Jidu (que também pertence à Geely, mãe de marcas como Volvo e Lotus) não especifica quais elementos do Robo-01 podem mudar.

Leia também:

Serviços de robotáxi Baidu e Pony.ai passam a operar sem motoristas em Beijing Modo Carro: Spotify traz uma boa reformulação para o uso do aplicativo pelos motoristas Atualização da Tesla permite que o motorista use seu carro como megafone; assista

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Não falta falar: elétrico carro robô chinês “expressa emoções” por meio de voz apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Arqueólogos descobrem Peñico, cidade peruana de 3.500 anos

Monitores, kits com mouse, teclado e mais itens gamer para seu Setup com até 72% OFF na Shopee

X suspende conta da Reuters na Índia