Se você ainda tinha dúvida de que inteligências artificiais podem inventar informações, basta perguntar se existe um emoji de cavalo-marinho. Chatbots populares como o ChatGPT e o Claude garantem que a figurinha faz parte do catálogo oficial — mesmo que ela nunca tenha sido adicionada ao padrão Unicode.
O episódio virou assunto nas redes depois que usuários notaram que não encontravam o tal símbolo no teclado virtual. Ao questionar os modelos, perceberam que eles não apenas erravam, mas também se enrolavam tentando explicar.
Veja como o ChatGPT responde:

O que diz o Emojipedia
De acordo com o Emojipedia, enciclopédia especializada que documenta todos os emojis do Unicode, o ícone de cavalo-marinho nunca existiu. Não há registro algum desde o lançamento do Unicode 6.0, em 2010. Ou seja, não se trata de um emoji que foi removido ao longo dos anos: ele jamais foi aprovado pelo consórcio responsável pelo padrão.
Chatbots testados
O TecMundo testou alguns dos principais modelos de IA sobre o tema. O ChatGPT afirma com convicção que o emoji existe, cria explicações para sua ausência no teclado, mas acaba admitindo o erro no fim da resposta. O Claude segue roteiro parecido, corrigindo-se apenas no final.

Já o Gemini foi o único a acertar: respondeu que o emoji nunca foi incluído e explicou que outras IAs podem “alucinar” e apresentar informações incorretas sobre o assunto.

Efeito Mandela digital
O fenômeno pode ser um reflexo do chamado Efeito Mandela, quando muitas pessoas acreditam coletivamente em algo que nunca aconteceu — seja um detalhe histórico ou um elemento da cultura pop. O nome faz referência ao ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, que morreu em 2013, mas que, por anos, parte do público acreditou ter falecido na prisão na década de 1980.
Quer continuar acompanhando curiosidades sobre emojis, cultura digital e inteligência artificial? Siga o TecMundo no X, Instagram, Facebook e TikTok.