A Brasil Game Show 2025 recebeu diversas celebridades dos games nesta edição: de Yoko Shimomura, compositora de franquias renomadas como Kingdom Hearts até o disputado Hideo Kojima, que rendeu polêmicas e memes em sua vinda ao Brasil. Porém, nenhum deles parecia estar mais feliz com o calor brasileiro e oi amor dos fãs que Naoki Hamaguchi, diretor de Final Fantasy VII Rebirth.
O Voxel conversou com Naoki sobre os bastidores da produção do game, os desafios técnicos de adaptar o jogo para novos consoles e o futuro da trilogia que reimagina um dos títulos mais icônicos da história dos games. Segundo Hamaguchi, a Square Enix quer garantir que o desfecho esteja à altura das expectativas de milhões de fãs.
Desafios técnicos para o Xbox e Switch 2
Com Final Fantasy VII Remake Intergrade chegando ao Xbox Series X|S e ao Nintendo Switch 2, a Square Enix encara o desafio de manter o padrão técnico da franquia em plataformas diferentes: Xbox e Nintendo Switch 2. Hamaguchi comentou sobre as maiores dificuldades para a portabilidade de ambos os consoles. “Falando primeiro do Xbox, não tivemos tanta dificuldade. O maior ponto de atenção foi o uso de memória, que é algo natural em ports”, explicou.
Já sobre o Switch 2, o diretor contou que a equipe precisou superar limitações entre os modos TV e portátil do novo console da Nintendo. Felizmente, a equipe conseguiu superar as barreiras para entregar um resultado histórico.
“Tivemos desafios para manter o desempenho estável no modo portátil. Por isso, buscamos especialistas em portabilidade para alcançar a qualidade que prezamos. Considerando o orçamento e o esforço, acredito que Final Fantasy VII é um dos jogos com melhor desempenho e aparência no Switch 2.”
Um universo expandido e conectado
Questionado sobre como os múltiplos projetos ligados ao universo de Final Fantasy VII (como Crisis Core, Dirge of Cerberus e Advent Children) influenciam a nova trilogia, Hamaguchi reforçou que a ideia é unificar todo esse conteúdo em uma narrativa coesa. Segundo o diretor, a espera pelo terceiro título valerá a pena.
“Não posso entrar em detalhes sobre o terceiro jogo, mas posso dizer que o objetivo da série de remakes é justamente reunir todos os elementos que nasceram a partir do universo de Final Fantasy VII: livros, curtas, mini-games e outras obras paralelas”, contou.
“Espero que tenham grandes expectativas para o que está por vir.”
“Queremos que tudo isso faça parte de uma única história — e que os fãs sintam que estão vendo o mundo de Final Fantasy VII de forma completa. Espero que tenham grandes expectativas para o que está por vir.”
O legado e o que vem pela frente
Falando sobre o que mais se orgulha em sua trajetória com Final Fantasy VII Remake e Rebirth, Hamaguchi destacou a aceitação dos fãs e o desafio de modernizar uma obra clássica sem perder sua essência. “Final Fantasy VII tem mais de 20 anos e carrega muita nostalgia. Modernizar gráficos e adaptar a narrativa foi um grande desafio, e ver os fãs aceitando isso foi a maior conquista possível.”
O diretor explicou que o primeiro jogo da trilogia foi mais fiel à história original, enquanto Rebirth trouxe inovações importantes, como o sistema de batalha aprimorado e o mundo aberto.
“Queríamos que o remake não fosse apenas uma releitura, mas uma experiência nova, algo empolgante até para quem conhece o original. O retorno positivo dos fãs foi essencial, e esperamos que o terceiro jogo continue essa trajetória”, disse.
O diretor também se mostrou empolgado com a conclusão da trilogia. “Se conseguirmos encerrar essa trilogia com a mesma aceitação e emoção que tivemos até agora, acredito que será a maior conquista da minha carreira.”
O que esperar do futuro
O terceiro capítulo da trilogia de Final Fantasy VII Remake ainda não tem data oficial de lançamento, mas Hamaguchi garantiu que o projeto já está em desenvolvimento ativo. Segundo o diretor, o time da Square Enix pretende entregar uma conclusão épica e emocional, que honre o legado da franquia e a trajetória dos personagens mais amados da série.
Enquanto isso, Final Fantasy VII Rebirth segue disponível para PlayStation 5, e a versão Intergrade chega em breve para Xbox Series X|S e Nintendo Switch 2 em 22 de janeiro de 2026.
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