Programado para esta segunda-feira (29), às 9h33 da manhã (todos os horários mencionados têm como referência o fuso de Brasília), o voo inaugural do Programa Artemis, da NASA, em direção à Lua, precisou ser adiado em razão de um problema detectado na parte inferior do estágio principal do foguete Space Launch System (SLS).
O foguete Space Launch System (SLS), com a cápsula Orion no topo, posicionado na plataforma LC-39B do Centro Espacial Kennedy. Missão Artemis 1 foi adiada para sexta-feira (2). Imagem: NASA TV
Um dos motores RS-25 do complexo veicular – Motor nº 3 – não estava produzindo a taxa de fluxo desejada durante o procedimento de “sangramento de pontapé inicial do motor”, que condiciona os quatro motores para o lançamento para garantir que todos estejam na temperatura adequada para o lançamento.
Por volta das 9h35, a NASA informou que a missão Artemis 1 foi abortada, ficando para a próxima sexta-feira (2), em uma janela de duas horas que se inicia às 14h48.
“O lançamento de #Artemis não vai mais acontecer hoje. Equipes trabalham em um problema com um sangramento do motor. As equipes continuarão coletando dados, e vamos mantê-lo informado sobre o momento da próxima tentativa de lançamento”, diz o comunicado da NASA no Twitter.
Leia mais:
De volta à Lua: saiba como o Brasil pode participar do Programa ArtemisPor que os humanos não voltaram para a Lua depois de 1972?Programa Artemis: onde a NASA irá construir sua futura base lunar?
Além do problema técnico, o tempo na Flórida começou a fechar conforme chegava ao fim o período de duas horas reservado para o lançamento. Caso o problema não seja solucionado até sexta-feira, ou o tempo não esteja favorável (confira aqui a lista de critérios climáticos estabelecida pela NASA), uma segunda data de backup está programada para segunda-feira (5), a partir das 19h12.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
O post NASA adia lançamento da missão Artemis 1 apareceu primeiro em Olhar Digital.