Home Variedade NASA adia por mais dois dias o lançamento da missão CAPSTONE à Lua

NASA adia por mais dois dias o lançamento da missão CAPSTONE à Lua

by
5 minutes read

Inicialmente programada para decolar entre os dias 3 e 15 de maio, a missão Cislunar Autonomous Positioning System Operations and Navigation Experiment (CAPSTONE), da NASA, sofreu diversos adiamentos. Agora, a agência revelou que o lançamento será na segunda-feira (27), a partir da Península de Mahia, na Nova Zelândia.

Esta já é a quinta data divulgada pela agência espacial norte-americana em pouco mais de dois meses. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (23) pelo Twitter do Centro de Pesquisa Ames, da NASA.

LAUNCH UPDATE: To allow more time for rocket preparations, we are now targeting no earlier than June 27, 2022, for the launch of the #CAPSTONE spacecraft. Find the latest updates on the #Artemis blog: https://t.co/ohydlEIlDD pic.twitter.com/pltZcfEQtz

— NASA Ames (@NASAAmes) June 23, 2022

“Para permitir mais tempo para os preparativos do foguete, agora estamos mirando não antes de 27 de junho para o lançamento da espaçonave CAPSTONE”, diz a publicação.

A conta oficial da Rocket Lab, provedora do foguete Electron que será responsável pelo envio da carga à Lua, também usou seu perfil na plataforma para divulgar a nova data. “Estamos traçando um novo caminho para a Lua em apoio ao Programa Artemis da NASA e estamos em contagem regressiva até 27 de junho para o lançamento da CAPSTONE com nossos parceiros de missão”.

L-3 days. We’re charting a new path to the Moon in support of @NASA’s Artemis program

We’re counting down to June 27 for the launch of CAPSTONE with our mission partners @NASA, @AdvancedSpace and @TerranOrbital! pic.twitter.com/LTX9eQ1uM6

— Rocket Lab (@RocketLab) June 23, 2022

Conforme noticiado pelo Olhar Digital, ainda que não seja diretamente ligada ao Programa Artemis, da NASA, a missão acabará ajudando a agência nos processos que precedem o momento de levar seres humanos de volta à Lua, o que deve acontecer entre 2025 e 2026.

Com as dimensões próximas às de um forno micro-ondas, a espaçonave CAPSTONE tem por objetivo verificar a estabilidade de uma órbita circular quase retilínea (NRHO) ao redor da Lua, modelando o que a futura pequena estação espacial Gateway precisará seguir com os astronautas a bordo.

A órbita planejada posicionará a CAPSTONE dentro de 1,6 mil quilômetros de um local estratégico da Lua em seu ponto mais próximo, fornecendo acesso ao polo sul. Esse é o principal alvo das missões tripuladas Artemis, dada a provável presença de gelo de água em crateras polares permanentemente sombreadas.

Leia mais:

China cria mapa da Lua com detalhes sem precedentesFrança se torna o 20º país a assinar o Acordo Artemis para exploração da LuaNASA divulga nova data para testes da Artemis 1; veja como assistir

Em sua altitude mais elevada, o CubeSat CAPSTONE oscilará 43 vezes mais alto para 70 mil km. A vantagem de tal órbita – que ainda não foi testada por outras naves espaciais – é que futuras naves espaciais que entram e saem da superfície lunar no polo sul não precisarão voar tão alto para se encontrar com a Gateway.

Como a Lua tem concentrações de massa que podem causar perturbações em suas órbitas, o CAPSTONE acabará funcionando como um teste mais barato, antes do envio da estação Gateway, bem mais cara.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post NASA adia por mais dois dias o lançamento da missão CAPSTONE à Lua apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment