NASA: após mudança de planos, aguardado avião espacial ganha data para primeiro voo

O avião espacial Dream Chaser, da empresa Sierra Space, deve realizar seu primeiro voo já no ano que vem. No entanto, em vez de visitar a Estação Espacial Internacional (ISS), como previsto inicialmente através de uma parceria com a NASA, o modelo fará um voo livre.

A Sierra Space e a agência espacial americana tinham um contrato para que o Dream Chaser ajudasse nas missões de reabastecimento da ISS, mas houve uma mudança de planos no caminho. Agora, a intenção é posicionar a nave como uma alternativa “pós-ISS”.

Mudança de planos fará com que avião espacial não vá mais para a ISS (Imagem: Sierra Space/Reprodução)

Mudança de planos com o avião espacial

Como lembrou o New Atlas, em 2016, a NASA fechou um contrato de Serviços de Reabastecimento Comercial (CRS-2) com a Sierra Space. Com isso, ela seria uma das empresas a executar missões de carga para a ISS, usando o avião espacial Dream Chaser e suas versões descartáveis Shooting Star (que podem ser queimadas na atmosfera).

O acordo previa que a NASA comprasse pelo menos sete missões de abastecimento da Sierra Space. No entanto, o programa responsável pelo Dream Chaser passou por atrasos e mudanças de projeto devido à própria estrutura complexa da nave.

Como a ISS está programada para ser desativada em 2030 (saiba os detalhes aqui), dificilmente seria possível que a Sierra Space cumprisse o contrato de sete voos de recarga.

O plano mudou.

ISS será derrubada de forma programa em 2030, encerrando uma era de pesquisas orbitais (Crédito: Flavia Correia via DALL-E/Olhar Digital)

Dream Chaser será uma alternativa “pós-ISS”

Além de possivelmente não haver tempo hábil para as sete missões, a Sierra Space quer posicionar o Dream Chaser como um “ativo nacional” desvinculado à NASA, que também possa ser usado em missões de defesa e segurança nacional.

Tem mais: a era da ISS se encerra em 2030 e a empresa quer que o avião espacial dure para além disso.

Pensando nisso, as empresas fecharam um novo acordo.

Contrato entre Sierra Space e NASA é de 2016, mas não cumpriu o cronograma (Imagem: NASA)

Leia mais:

Avião espacial fará voo livre no ano que vem

  • O novo acordo prevê que o Dream Chaser faça um voo livre, sem escalas e sem ir à ISS já em 2026;
  • A NASA também não é mais obrigada a comprar as missões de carga da Sierra Space – mas, se quiser e der tempo, pode;
  • A capacidade de lançamento vertical do avião espacial e o pouso em uma pista de aeronave convencional devem ajudar na hora de posicionar a nave como uma alternativa rápida, acessível e reutilizável para diferentes ocasiões, desde missões espaciais até trabalhos de inteligência e defesa nacional.

O post NASA: após mudança de planos, aguardado avião espacial ganha data para primeiro voo apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Mercado Livre lança plano com Netflix, HBO Max, Disney+ e Apple TV+ por R$ 39,90

Google lança plano baratinho com Gemini e Veo 3 Fast

Microsoft adia aumento de preço do Xbox Game Pass, mas não no Brasil