NASA diz que ISS pode ser desativada sem outra estação espacial disponível

É possível que, durante algum tempo, a única estação espacial em operação na órbita baixa da Terra seja a chinesa Tiangong. A NASA acaba de admitir a possibilidade de desativação da Estação Espacial Internacional (ISS) mesmo sem que haja outra estrutura disponível para substituí-la. Segundo a agência, tal brecha temporária não seria catastrófica.

Existem algumas parcerias em andamento com empresas privadas, como a Axiom Space, a Blue Origin e a Voyager Space, para a construção, lançamento e administração de um novo laboratório orbital de caráter colaborativo, como é a ISS. 

Orbital Reff, a estação espacial projetada pela Blue Origin para substituir da ISS. Crédito: Blue Origin/Reprodução

A questão é que esses projetos podem não ser concluídos até 2030, prazo final que a NASA estabeleceu para funcionamento do complexo orbital ininterruptamente ocupado desde 2 de novembro de 2000.

Em uma reunião realizada na segunda-feira (20) pelo Conselho Consultivo da NASA, Phil McAlister, Diretor da Divisão Comercial de Espaço da agência, admitiu a possibilidade de estender a vida útil da ISS, mas ressaltou que o plano atual é aposentá-la no fim desta década.

Leia mais:

Novo vídeo mostra detalhes da colisão entre sonda da NASA e um asteroideCosmonautas encontram “bolha de amônia” ao investigar vazamento pelo lado de fora da estação espacialEstação Espacial realiza manobra para evitar colisão com detritos

NASA garante transição suave entre a ISS e uma nova estação espacial

McAlister reconheceu que uma lacuna na presença humana na órbita baixa seria indesejável, mas não irrecuperável. Para minimizar o impacto de um eventual intervalo, ele sugeriu algumas opções:

Espaçonaves comerciais, como as cápsulas Crew Dragon, da SpaceX, e a Starliner, da Boeing, podem transportar equipamentos adicionais para missões curtas de até 10 dias focadas em pesquisas significativas;Outros veículos em desenvolvimento, como o foguete Starship da SpaceX, o Dream Chaser, da Sierra Space, além de uma alternativa da Blue Origin, também poderiam contribuir guardadas as devidas proporções.

A transição entre a ISS e as estações comerciais vai exigir um planejamento cuidadoso e coordenação entre programas, incluindo planos de contingência caso as estações não estejam prontas a tempo.

Na reunião, Robyn Gatens, diretora da ISS na sede da NASA, disse que há alguma “flexibilidade de cronograma” para a transição, que dependerá tanto da prontidão das estações espaciais comerciais quanto da disponibilidade de um veículo de desórbita para a ISS.

Apesar dos desafios e incertezas, a NASA se diz empenhada em garantir uma transição suave, fazendo o que for possível para manter uma presença humana na órbita baixa da Terra, “visando o benefício da humanidade”.

O post NASA diz que ISS pode ser desativada sem outra estação espacial disponível apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Smart TVs, caixas de som e mais ofertas de final de ano nas lojas oficiais da Shopee

As empresas que mais se destacaram em 2025

Criminosos usam IA para criar malware que rouba dados de pagamentos por NFC