NASA faz rápida paralisação no ensaio molhado do megafoguete lunar SLS

Nesta quinta-feira (14), as equipes na NASA responsáveis pela realização do crucial ensaio molhado do Space Launch System (SLS), o megafoguete que tem por objetivo principal levar o ser humano de volta à Lua por meio do Programa Artemis, deram continuidade aos testes de pré-lançamento.

O megafoguete lunar da NASA, SLS, posicionado na plataforma de lançamento para realização do ensaio molhado. Imagem: NASA/Ben Smegelsky

Um comunicado no site oficial da agência anunciou a retomada dos procedimentos na terça-feira (12), confirmando que os times responsáveis pela empreitada voltaram às estações de trabalho e iniciaram uma contagem regressiva que terminará com a avaliação e o preenchimento dos tanques criogênicos – o que está previsto para ser concluído ainda hoje.

Esses procedimentos sempre costumam levar cerca de dois dias, e já deviam ter sido concluídos no fim de semana de 1º a 3 de abril, no entanto, duas falhas – uma no sistema de ventilação e outra em uma válvula de resfriamento – fizeram com que a NASA interrompesse o processo para preservar o sistema.

Ensaio molhado do megafoguete lunar da NASA tem previsão de finalizar no fim da tarde

Durante esta madrugada, eles reiniciaram o abastecimento do estágio de propulsão criogênica provisória (ICPS) e os propulsores do foguete. Antes disso, a agência ordenou a retirada de todo o pessoal não essencial da área da plataforma de lançamento em preparação para operações de carregamento de propulsores.  

O fornecimento de nitrogênio gasoso, usado para limpar oxigênio do foguete antes das operações de tanque para garantir um ambiente seguro para o carregamento de propelente, foi restabelecido, com previsão de finalizar em 1,5 hora. 

No entanto, logo no início do procedimento, as equipes avisaram que precisariam de tempo adicional para mudar o fornecimento do ar de volta para o nitrogênio gasoso e discutir a confiança no abastecimento. 

Tanking is delayed beyond the planned hold due to the GN2 pipeline issue. Additional time is needed to switch supply from air back to gaseous nitrogen. When the countdown resumes, it will pick up at T-6 hours, 40 minutes.-JP

— NASA’s Exploration Ground Systems (@NASAGroundSys) April 14, 2022

Assim, a contagem regressiva para a conclusão do ensaio foi interrompida, sendo retomada às 10h05 (horário de Brasília), o que estendeu a previsão de conclusão para as 15h57 EDT (16h57, pelo horário de Brasília). As metas do processo incluem encher o estágio central do foguete com 196 mil litros de oxigênio líquido e hidrogênio líquido. Isso ocorre ao longo de uma série de diferentes marcos de carregamento de propelente para encher, tampar e reabastecer o tanque.

The countdown clock for Artemis I wet dress rehearsal has resumed. Our updated T-0 is 3:57 EDT. -JP

— NASA’s Exploration Ground Systems (@NASAGroundSys) April 14, 2022

Leia mais:

Imprensa critica Nasa por vetar público no pré-lançamento do megafoguete SLSStarship foi contratada para mais um voo tripulado no Programa ArtemisImagens de satélite mostram superfoguete lunar da Nasa na base de lançamento

O carregamento começa com o resfriamento das linhas de oxigênio líquido (LOX) no estágio central (que deve atingir aproximadamente -183ºC). De forma sequencial, o LOX e o hidrogênio líquido (LH2) fluirão para dentro do tanque de estágio central do foguete e serão cobertos e reabastecidos à medida que alguns dos propulsores criogênicos forem se esvaindo. 

A equipe realizará constantes verificações de vazamento para garantir que o carregamento do propulsor esteja acontecendo como esperado. Devido ao mencionado problema encontrado no início da semana passada em uma válvula de verificação de hélio no SLS que não pode ser fixada na plataforma de lançamento, o propulsor criogênico não será carregado no estágio superior do foguete.  

Segundo a NASA, o próximo comunicado de atualização será emitido quando começar o carregamento de hidrogênio líquido do estágio principal.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post NASA faz rápida paralisação no ensaio molhado do megafoguete lunar SLS apareceu primeiro em Olhar Digital.

Deixe um comentário

Direitos autorais © 2022 AkiBomba. Todos os Direitos Reservados.