NASA lança com sucesso satélite meteorológico revolucionário

No fim da tarde de terça-feira (25), às 18h26 (pelo horário de Brasília), a NASA lançou com sucesso o último satélite da série GOES, destinado ao aprimoramento da previsão do tempo e monitoramento ambiental. 

Chamado GOES-U, o satélite decolou um foguete Falcon Heavy, da SpaceX, a partir do Centro Espacial Kennedy, na Flórida. O equipamento faz parte de uma série de satélites meteorológicos avançados desenvolvidos em colaboração com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) dos EUA.

10th liftoff of Falcon Heavy! pic.twitter.com/Qf1mHwBKk5

— SpaceX (@SpaceX) June 25, 2024

Segundo um comunicado da NASA, o GOES-U vai fornecer cobertura contínua das condições climáticas e ambientais em grande parte do Hemisfério Ocidental. Isso inclui monitoramento em tempo real de fenômenos como tempestades severas e incêndios florestais, além de ajudar a prever o clima espacial que pode afetar sistemas eletrônicos, como satélites e comunicações de rádio.

Side boosters separate from Falcon Heavy pic.twitter.com/5jCrp6GLTu

— SpaceX (@SpaceX) June 25, 2024

De acordo com Bill Nelson, administrador da agência, satélites como o GOES-U são fundamentais para monitorar o clima em tempo real, especialmente diante dos efeitos do clima extremo que têm se intensificado. “A parceria entre NASA e NOAA tem sido essencial para trazer dados críticos que ajudam a nos preparar para tempestades severas e outros desastres naturais”.

Leia mais:

Starliner: o que os problemas técnicos da missão representam para a NASA e a Boeing

Não são só rochas: algo muito precioso foi coletado pela NASA em Marte

Parece uma paisagem alienígena – mas é uma parte famosa da Terra vista do espaço

Novo satélite da NASA contém instrumento que bloqueia a luz do Sol

O GOES-U contém um instrumento chamado Coronógrafo Compacto-1, que bloqueia a luz brilhante do Sol, permitindo que os cientistas observem a atmosfera solar. Este avanço tecnológico possibilitará uma melhor compreensão do clima espacial e seus impactos na Terra.

Deployment of @NOAA’s GOES-U satellite confirmed pic.twitter.com/Q5CDr6FSaL

— SpaceX (@SpaceX) June 26, 2024

Nicky Fox, administrador associado da Diretoria de Missão Científica da NASA, afirmou que “os dados fornecidos pelo GOES-U são fundamentais para rastrear mudanças climáticas e fornecer informações críticas antes que ocorram condições climáticas severas”.

Conforme explicado pela NASA no X (antigo Twitter), depois de alcançar sua órbita geoestacionária, aproximadamente 36 mil km acima da Terra, o satélite será renomeado para GOES-19. 

GOES-U will be renamed GOES-19 when it reaches geostationary orbit, approximately three weeks after launch.

Adding GOES-19 will maintain continuity of NOAA’s geostationary observing system, which dates back to 1975! pic.twitter.com/qGhiCWNozu

— NASA’s Launch Services Program (@NASA_LSP) June 25, 2024

Após a verificação de instrumentos e sistemas, a espaçonave começará a operar, monitorando o clima na América do Norte, Central, do Sul, Caribe e Atlântico até a costa oeste da África.

John Gagosian, diretor da Divisão de Satélites da NASA, enfatizou a importância do equipamento para a segurança pública. “Os dados do GOES-U são essenciais para proteger a segurança das pessoas no Hemisfério Ocidental. Com esse lançamento, os meteorologistas terão um recurso vital para informar e educar o público”.

Com esse lançamento bem-sucedido, a série GOES continua a desempenhar um papel fundamental na melhoria da previsão do tempo e na resiliência às mudanças climáticas.

O post NASA lança com sucesso satélite meteorológico revolucionário apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Fazenda vai usar IA para rastrear movimentações financeiras de fintechs

Após operação da PF, Receita voltará a exigir declaração de fintechs

11º Prêmio Especialistas: Olhar Digital tem representante na final