NASA realiza teste em motor que será utilizado nas missões tripuladas para a Lua

A NASA pretende atualizar os principais componentes da arquitetura das missões Artemis, inclusive realizar a substituição dos motores da Era do Ônibus Espacial pelo recém-projetado RS-25E. A agência espacial testou esse modelo pela primeira vez no dia 14 de dezembro, no Centro Espacial Stennis, no Mississippi. Em pouco menos de três minutos e meio o teste de fogo foi finalizado, o que pode não ser um bom sinal.

O procedimento também é conhecido como “teste de confiança”, que consiste no disparo do monomotor, projetado para confirmar que o RS-25 está pronto para prosseguir com os testes de certificação – que estão programados para ocorrer no início do próximo ano. Esses motores provavelmente estarão nas missões Artemis V e VI, previstas para 2028 e 2029, respectivamente.

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Essas missões serão tripuladas e levarão os astronautas diretamente para a superfície da Lua, bem como o Lunar Terrain Vehicle (LTV) e os últimos elementos do Gateway – o Sistema Europeu de Fornecimento de Infraestrutura de Reabastecimento e Telecomunicações (ESPRIT) e os módulos Gateway Airlock.

Em um comunicado, o gerente do SLS Liquid Engines Office, no Marshall Space Flight Center da NASA, Johnny Heflin, explicou a importância dos testes quentes. Para ele, “as campanhas de teste são eventos dinâmicos que nos permitem aprender mais sobre o hardware do foguete SLS”. A análise dos dados obtidos no teste do dia 14 ainda está em andamento.

Reprodução: Infoespacial/YouTube

Assim que a NASA e a Aerojet Rocketdyne terminarem a análise dos dados, o sistema de monitoramento será revisado para, além de avaliar o desempenho do motor, entender o motivo que levou a interrupção do teste de fogo de forma precoce. Como o teste não envolveu motores destinados a serem usados por nenhuma missão no futuro próximo, um exame mais longo não afetará o cronograma de voo da NASA.

Viagens espaciais serão feitas com mais segurança

Com o final da missão Artemis I, tanto a NASA quanto a Aerojet Rocketdyne – sua principal contratada para o desenvolvimento de elementos de propulsão para a Artemis – estão avançando com testes e desenvolvimento de novos elementos de missão. Um outro componente, conhecido como powerhead, já foi integrado. Além disso, componentes adicionais (um novo bocal e controlador) serão instalados antes da série de certificação.

“Cada teste, mesmo um que não dura totalmente, nos ajuda a coletar dados valiosos para voar com segurança”, disse o gerente de projeto do Stennis RS-25, Chip Ellis. A intenção é fazer um instrumento potente o suficiente para levar os astronautas para além da órbita baixa da Terra, pela primeira vez, em mais de 50 anos.

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