NASA vai usar balão gigante para posicionar telescópio acima da Antártida

Como parte de sua próxima missão, a NASA usará um balão gigante – do tamanho de um campo de futebol – para levantar o telescópio ASTHROS a 40 quilômetros (km) acima da Antártida. O objetivo é investigar um estranho fenômeno que “enforca” o processo de formação de algumas estrelas, efetivamente matando-as antes de nascerem.

ASHTROS é a sigla em inglês para “Telescópio Estratosférico de Astrofísica para Observações de Alto Espectro Resolutivo a Ondas Submilimétricas” e foi desenhado para observar a luz em certas frequências bloqueadas pela nossa atmosfera e, consequentemente, são impossíveis de serem vistas por telescópios da nossa superfície.

Leia também

Maior estrela da Via Láctea, VY Canis Majoris pode estar morrendo em processo desconhecidoEstrela sobrevive a violenta supernova e fica ainda mais brilhanteCanibalismo estelar: Hubble detecta evidências de estrela devorando material de seu próprio sistema

Telescopes in space are designed differently than those on Earth – but what about telescopes meant to operate in between? The upcoming NASA ASTHROS mission will use a balloon larger than a football field to send a telescope into Earth’s stratosphere. More: https://t.co/ZWOhI1DdTo pic.twitter.com/dvwi46Ny5R

— NASA JPL (@NASAJPL) June 29, 2022

A ideia é usar os imensos espelhos do telescópio para observar regiões de formação estelar e criar mapas em três dimensões da distribuição e movimentos dos gases que preconizam o surgimento de novos astros dentro da Via Láctea. Mais além, o ASHTROS vai comparar essas informações com galáxias mais distantes – e maiores que a nossa – para ver como esses eventos são desencadeados em regiões mais massivas.

De acordo com a NASA, lançamentos com balões custam muito menos dinheiro do que a prática normal de se enviar artefatos ao espaço por meio de foguetes. Fora isso, elas também podem ser aprontadas em menor tempo entre o início do planejamento e a entrega dos veículos de transporte. Há, contudo, limitações de trânsito: balões desse tipo não têm muita resistência e só conseguem chegar à parte mais baixa da atmosfera, o que limita o escopo de missões possíveis para esse tipo de transporte.

Por ano, a NASA afirma lançar de 10 a 15 missões do tipo.

A missão ASHTROS será lançada até dezembro de 2023, saindo da estrutura de produção e lançamento de balões que a NASA mantém na Antártida.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post NASA vai usar balão gigante para posicionar telescópio acima da Antártida apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Relembre 6 carros icônicos da cultura pop

Como ocultar um aplicativo no celular?

Os 10 melhores jogos da franquia Kirby