Arqueólogos descobriram quatro naufrágios na costa do Condado de Brunswick, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Datados do século XVIII, a equipe acredita que um deles pode ser o La Fortuna, um navio espanhol vindo de Cuba que explodiu no porto local durante um conflito em 1748.
Os alunos de estudos marinhos Cory van Hees e Evan Olinger estavam realizando estudos abaixo d’água quando encontraram várias estruturas de madeira fincados na lama do fundo do mar. “Eu não entendia o que estava vendo naquele momento, mas sabia que deveria relatar a estrutura de madeira aos professores”, contou Hees em um comunicado.
A descoberta ocorreu no território do Sítio Histórico Estadual da Cidade de Runswick/Fort Anderson (BTFA). Essa área histórica foi o primeiro assentamento europeu na região de Cabo do Medo, ao leste dos EUA, usado para exportar produtos regionais, como pinho e o alcatrão.
Leia mais:
- Baú de armas revela segredos de naufrágio do século XV
- Naufrágio do século XV revela armas usadas para afastar piratas
- Governo da Colômbia quer resgatar tesouro de US$ 20 bilhões do fundo do mar
Análise da madeira sugere que naufrágio é o histórico La Fortuna
Arqueólogos da Universidade da Carolina do Leste coletaram amostras desses naufrágios e descobriram que um dos navios tinha madeira proveniente possivelmente de cipreste de Monterey (H. macrocarpa) ou cipreste mexicano (H. lusitanica). Essas espécies se distribuem geograficamente ao sul da Califórnia e na América Central, o que sugere sua extração nas colônias espanholas do Caribe no século XVIII.
O único registro histórico de um naufrágio espanhol na área relata um ataque à cidade de Brunswick em setembro de 1748. Durante o conflito, os espanhóis foram surpreendidos por um avanço inglês e o La Fortuna foi atacado, explodiu e afundou.
Isso levou os autores do projeto a acreditar que um dos naufrágios encontrados seja o La Fortuna. Artefatos próximos, como cerâmica espanhola, reforçam a hipótese.
Exames preliminares dos outros barcos sugerem que um deles, localizado perto de um cais colonial, possa ter sido usado para recuperação de terras na orla. Outro é uma potencial embarcação chata colonial, usada para transportar pessoas e mercadorias entre o porto e plantações próximas. O terceiro ainda não foi identificado.
A equipe planeja continuar as análises dos naufrágios. Além dos barcos, artefatos e infraestrutura portuária foram encontrados no local, incluindo dois cais de madeira, uma ponte, garrafas de vidro e outras peças. Conforme forem examinados, esses objetos podem revelar novas pistas sobre a vida, o comércio e os conflitos militares na região há mais de 200 anos.
O post Naufrágio achado nos EUA pode ser de navio espanhol histórico apareceu primeiro em Olhar Digital.