Navio brasileiro afundado durante a 2ª Guerra Mundial é localizado

O afundamento de um navio brasileiro por um submarino alemão é um dos eventos que ligam o Brasil ao maior conflito da história da humanidade: a Segunda Guerra Mundial. Por mais de 80 anos, no entanto, o local deste naufrágio foi desconhecido.

Agora, tanto tempo depois, testes realizados no litoral do estado do Rio de Janeiro ajudaram a Marinha brasileira a resolver este mistério. A histórica embarcação Vital de Oliveira foi localizada a partir do uso de tecnologia avançada.

Navio foi encontrado a 55 metros de profundidade

A Marinha informou que, após obter pistas da possível localização do navio, foi planejada uma missão junto à Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) para confirmar a descoberta. Foram quase nove horas de sondagens na região indicada, utilizando um sonar de varredura lateral que confirmou a presença da embarcação.

Único navio militar brasileiro afundado durante a guerra, o Vital de Oliveira foi encontrado a 55 metros de profundidade. Ele está posicionado no fundo do mar de maneira quase perfeita, estável e conservado pelo ambiente marinho.

Imagens mostram local onde a embarcação repousa (Imagem: reprodução/Marinha)

A busca pela embarcação faz parte da iniciativa de preservar esse sítio arqueológico subaquático. Com a localização confirmada, a Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) afirmou que “desenvolverá um projeto de pesquisa arqueológico com o objetivo de realizar um mapeamento tridimensional do naufrágio.”

No futuro, também está prevista a captura de filmagens em 360º, que permitirá ao público acesso a informações e conhecimento científico sobre os eventos ocorridos em águas brasileiras durante a Segunda Guerra Mundial.

Leia mais

O Vital de Oliveira foi o único navio militar brasileiro perdido durante a Segunda Guerra Mundial (Imagem: reprodução/Marinha)

A história da embarcação Vital de Oliveira

  • O naufrágio do navio brasileiro aconteceu na virada do dia 19 para 20 de julho de 1944.
  • A cerca de 45 quilômetros ao largo do Farol de São Tomé, entre Campos e Quissamã, um torpedo lançado pelo U-861, da Kriegsmarine, a frota alemã, rasgou a popa do Vital de Oliveira.
  • Sem equipamentos como radar e sonar, com armamento precário e movido a carvão, o navio era uma presa fácil e acabou afundando.
  • A estimativa é de que 270 pessoas estavam a bordo, incluindo adolescentes que atuavam como grumete, função similar a aprendiz, e até uma criança.
  • A tragédia entrou para a história do Brasil e da Segunda Guerra Mundial.

O post Navio brasileiro afundado durante a 2ª Guerra Mundial é localizado apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Você comete esses erros? 10 dicas de segurança para jogar online sem riscos

Quais os tipos de câncer de pele? Descubra as diferenças, diagnósticos e tratamentos

10 filmes, séries e animes que fãs de Hollow Knight: Silksong deveriam assistir online