O Nepal anunciou na segunda-feira (13) que decidiu banir o TikTok por acreditar que a rede social está “perturbando a harmonia social” entre os usuários. De acordo com o The Wall Street Journal, o país vem enfrentando diversos problemas com a plataforma, entre eles o cyberbullying e crimes cibernéticos.
O que você precisa saber?
A proibição foi anunciada por Rekha Sharma, ministra da comunicação e tecnologia da informação do Nepal; Segundo dados da polícia do país, nos últimos quatro anos mais de 1.600 casos de crimes cibernéticos no TikTok foram relatados às autoridades; De acordo com Netra Prasad Subedi, porta-voz do ministério de TI, além dos crimes cibernéticos, há muitos relatos de cyberbullying — a maioria das reclamações são relacionadas ao compartilhamento de fotos nuas ou extorsão financeira; O TikTok é, hoje, uma das principais plataformas utilizadas no Nepal;Ativistas e alguns políticos criticaram a decisão do governo, dizendo que a proibição total não é a solução;Conforme autoridades, as empresas de mídia social no geral têm demorado a responder às autoridades do Nepal, assim, o governo deve passar a exigir em breve que as plataformas ativas no país estabeleçam escritório na região; Nem o TikTok, nem sua proprietária, ByteDance, se pronunciaram sobre a nova proibição.
Leia mais!
UE põe data para TikTok e YouTube listarem medidas de proteção infantilIsrael x Hamas: TikTok diz ter removido milhões de contas falsasCEO do TikTok enfrentará chefões da UE em reunião sobre desinformação
Através da plataforma de mídia social TikTok, há uma disseminação contínua de conteúdo que perturba a nossa harmonia social e as estruturas familiares.
Rekha Sharma, ministra da comunicação e tecnologia da informação do Nepal.
TikTok proibido em vários países
O Nepal é apenas mais um dentre tantos governos a proibir o TikTok, como também ocorre na Índia e Senegal. No Paquistão, a plataforma também foi suspensa, mas retornou às atividades após se comprometer com melhorias.
No Canadá e EUA, assim como na Europa, o uso do aplicativo foi interrompido apenas em dispositivos do governo sob a justificativa de trazer riscos à privacidade e segurança nacional — autoridades acreditam que a plataforma chinesa também seja usada para espionagem a partir da coleta de dados.
Na movimentação mais recente, 18 estados dos EUA se juntaram à Montana para proibir o TikTok em todo o país. Em ação histórica, Montana lançou, em abril, proposta para impedir uso da rede social. O caso segue no tribunal, já que a plataforma entrou com uma ação contra o estado.
Tudo ao mesmo tempo
Tudo isso ocorre em meio a nova onda de investigações que acusam a rede de desinformação, principalmente após o início do conflito Israel-Hamas. A empresa enfrenta tanto autoridades dos EUA, como da Europa. Recentemente, após exigências, ela precisou listar as medidas que tem tomado contra conteúdo falso ou violento. O caso também segue em análise pelas autoridades dos respectivos governos.
O post Nepal proíbe uso do TikTok por causar “desarmonia social”; entenda apareceu primeiro em Olhar Digital.