A plataforma de streaming em vídeo Netflix anunciou uma aliança com outro serviço de transmissão de conteúdo, o Spotify. As duas empresas assinaram um acordo revelado na última terça-feira (14) para compartilhar conteúdos entre si.
Na parceria, programas em vídeo no formato de podcast que são originalmente transmitidos pelo Spotify aparecerão também na Netflix. Os primeiros títulos confirmados incluem programas de esportes, cultura, estilo de vida e true crime, com destaque para:
- The Bill Simmons Podcast;
- The Ringer F1 Show, Fantasy Football Show, NFL Show e NBA Show;
- The Rewatchables;
- Dissect;
- Serial Killers.
Os podcasts em vídeo chegam à Netflix no começo de 2026 e primeiros nos Estados Unidos. A plataforma de streaming prometeu que “outros mercados” também receberão o formato, sem especificar nomes ou regiões.
As produções escolhidas até o momento são da The Ringer ou do próprio Spotify Studios. Como resultado da aliança, programas que por enquanto são transmitidos na íntegra no YouTube, como o caso dos episódios de Bill Simmons, só terão trechos exibidos na plataforma de vídeos da Google — com o novo acordo, a transmissão na íntegra será exclusiva de Spotify e Netflix.
“Estamos expandindo a descoberta, ajudando criadores a alcançar novas audiências e dar aos fãs de todo o mundo a chance de experimentar as histórias que eles amam, ou descobrir favoritos que eles nunca esperavam. Isso dá mais chance aos criadores e desbloqueia uma nova oportunidade de distribuição”, diz no comunicado o vice-presidente e chefe de podcasts do Spotify, Roman Wasenmüller.
O que há de novo no Spotify
Recentemente, o Spotify promoveu outras mudanças na plataforma que vão além do licenciamento de conteúdo para a Netflix. Elas coincidem com a saída do CEO Daniel Ek, que deixa o cargo após 20 anos para se tornar presidente do conselho administrativo da companhia que ele mesmo fundou.
O serviço agora permite excluir do seu perfil músicas que você não gosta. Além disso, ele finalmente ganhou a transmissão sem perda de qualidade (Lossless Audio) para assinantes e, para usuários gratuitos, recebeu uma série de melhorias que incluem escolher exatamente qual música ouvir de um álbum ou playlist.
Você conhece a história de origem e o desenvolvimento do Spotify? Entenda a evolução da plataforma neste vídeo do TecMundo!